Mora

População em defesa do SNS

Image 6812

A população de Mora vai manifestar-se amanhã, 25 de Fevereiro, às 18 horas, junto ao Centro de Saúde local, contra o corte nas credenciais de transportes de doentes e contra o ataque ao Serviço Nacional de Saúde (SNS).

A situação está a chegar a um ponto em que os idosos que se encontram em lares pedem aos responsáveis daquelas instituições para terem só uma única refeição por dia para pagarem menos sob pena de ficarem sem dinheiro para as despesas de transporte ambulatório.

«Trata-se de uma realidade cruel, injusta e altamente penalizadora para quem trabalhou uma vida inteira e recebe reformas de miséria e que agora nesta fase da vida se depara com graves dificuldades para fazer face às suas necessidades de saúde», refere, em nota de imprensa, a Câmara de Mora, depois de ter recebido informações sobre a situação dos idosos nos lares.

Com o corte nos transportes de doentes, muitos são os idosos que já ficaram sem as suas consultas por falta de capacidade financeira. Um transporte entre Mora e Lisboa, por exemplo, custa em média 90 a 100 euros por cada viagem, valor inacessível para a maioria dos idosos. Sendo um problema geral, não afectando só os idosos, muitas famílias com crianças e de rendimentos baixos encontram-se já com graves dificuldades em efectuar os tratamentos necessários para a qualidade de vida dos seus filhos.



Mais artigos de: Nacional

Agressões e ameaças em Murça

O Governo lida mal com a indignação, o protesto e a luta dos portugueses. Na sexta-feira, em Murça, antes de o primeiro-ministro chegar para a inauguração de um centro escolar, a GNR apreendeu o equipamento sonoro da Comissão de Utentes Contra as Portagens na A24, A23 e A25, que recolhia assinaturas contra as portagens nas SCUT. O dia ficou ainda marcado pela agressão e ameaça, por parte de elementos da comitiva de José Sócrates, a uma delegação da Associação dos Vitivinicultores Independentes do Douro que pretendia entregar um documento com as principais propostas e reclamações para sair da crise em que está mergulhada a Região Demarcada do Douro.

ABIC denuncia atrasos nas bolsas

No decurso da apresentação do edital de abertura do concurso para atribuição de bolsas individuais de doutoramento e pós-doutoramento de 2010, foi colocada na página de Internet da Fundação para as Ciências e Tecnologia (FCT) a informação de que...