ABIC denuncia atrasos nas bolsas

No decurso da apresentação do edital de abertura do concurso para atribuição de bolsas individuais de doutoramento e pós-doutoramento de 2010, foi colocada na página de Internet da Fundação para as Ciências e Tecnologia (FCT) a informação de que «as bolsas aprovadas, cuja avaliação tenha decorrido no primeiro ciclo, poderão ter início em data não anterior a 1 de Outubro de 2010» e que «as bolsas aprovadas, cuja avaliação tenha decorrido no segundo ciclo, poderão ter início em data não anterior a 1 de Janeiro de 2011».

Os bolseiros foram, entretanto, informados por correio electrónico da decisão de adiar por três meses a data a partir da qual as bolsas podem ter início, o que vai afectar muitos bolseiros, com «consequências nefastas na sua vida pessoal e profissional».

Em carta aberta ao ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior e ao presidente da FCT, a Direcção da Associação de Bolseiros de Investigação Científica (ABIC) critica esta decisão e salienta que «para muitos candidatos a realização de um doutoramento ou o pós-doutoramento constitui, naturalmente, um passo muito importante no seu percurso profissional, no qual as bolsas se revelam fundamentais para prover à sua subsistência e poder conseguir o seu trabalho».

«O motivo apresentado, "razões orçamentais", não justifica que os bolseiros estejam a ser, mais uma vez, prejudicados financeiramente e/ou profissionalmente com o atraso no pagamento das mensalidades ou o atraso no início do trabalho», defende a ABIC, que sugere que sejam disponibilizados «fundos com carácter de urgência para acudir às situações mais graves que possam aparecer, designadamente aqueles que respeitem a compromissos já assumidos pelos bolseiros». 



Mais artigos de: Nacional

Agressões e ameaças em Murça

O Governo lida mal com a indignação, o protesto e a luta dos portugueses. Na sexta-feira, em Murça, antes de o primeiro-ministro chegar para a inauguração de um centro escolar, a GNR apreendeu o equipamento sonoro da Comissão de Utentes Contra as Portagens na A24, A23 e A25, que recolhia assinaturas contra as portagens nas SCUT. O dia ficou ainda marcado pela agressão e ameaça, por parte de elementos da comitiva de José Sócrates, a uma delegação da Associação dos Vitivinicultores Independentes do Douro que pretendia entregar um documento com as principais propostas e reclamações para sair da crise em que está mergulhada a Região Demarcada do Douro.

População em defesa do SNS

A população de Mora vai manifestar-se amanhã, 25 de Fevereiro, às 18 horas, junto ao Centro de Saúde local, contra o corte nas credenciais de transportes de doentes e contra o ataque ao Serviço Nacional de Saúde (SNS). A situação...