Mora

População em defesa do SNS

Image 6812

A po­pu­lação de Mora vai ma­ni­festar-se amanhã, 25 de Fe­ve­reiro, às 18 horas, junto ao Centro de Saúde local, contra o corte nas cre­den­ciais de trans­portes de do­entes e contra o ataque ao Ser­viço Na­ci­onal de Saúde (SNS).

A si­tu­ação está a chegar a um ponto em que os idosos que se en­con­tram em lares pedem aos res­pon­sá­veis da­quelas ins­ti­tui­ções para terem só uma única re­feição por dia para pa­garem menos sob pena de fi­carem sem di­nheiro para as des­pesas de trans­porte am­bu­la­tório.

«Trata-se de uma re­a­li­dade cruel, in­justa e al­ta­mente pe­na­li­za­dora para quem tra­ba­lhou uma vida in­teira e re­cebe re­formas de mi­séria e que agora nesta fase da vida se de­para com graves di­fi­cul­dades para fazer face às suas ne­ces­si­dades de saúde», re­fere, em nota de im­prensa, a Câ­mara de Mora, de­pois de ter re­ce­bido in­for­ma­ções sobre a si­tu­ação dos idosos nos lares.

Com o corte nos trans­portes de do­entes, muitos são os idosos que já fi­caram sem as suas con­sultas por falta de ca­pa­ci­dade fi­nan­ceira. Um trans­porte entre Mora e Lisboa, por exemplo, custa em média 90 a 100 euros por cada vi­agem, valor ina­ces­sível para a mai­oria dos idosos. Sendo um pro­blema geral, não afec­tando só os idosos, muitas fa­mí­lias com cri­anças e de ren­di­mentos baixos en­con­tram-se já com graves di­fi­cul­dades em efec­tuar os tra­ta­mentos ne­ces­sá­rios para a qua­li­dade de vida dos seus fi­lhos.



Mais artigos de: Nacional

Agressões e ameaças em Murça

O Go­verno lida mal com a in­dig­nação, o pro­testo e a luta dos por­tu­gueses. Na sexta-feira, em Murça, antes de o pri­meiro-mi­nistro chegar para a inau­gu­ração de um centro es­colar, a GNR apre­endeu o equi­pa­mento so­noro da Co­missão de Utentes Contra as Por­ta­gens na A24, A23 e A25, que re­co­lhia as­si­na­turas contra as por­ta­gens nas SCUT. O dia ficou ainda mar­cado pela agressão e ameaça, por parte de ele­mentos da co­mi­tiva de José Só­crates, a uma de­le­gação da As­so­ci­ação dos Vi­ti­vi­ni­cul­tores In­de­pen­dentes do Douro que pre­tendia en­tregar um do­cu­mento com as prin­ci­pais pro­postas e re­cla­ma­ções para sair da crise em que está mer­gu­lhada a Re­gião De­mar­cada do Douro.

ABIC denuncia atrasos nas bolsas

No decurso da apresentação do edital de abertura do concurso para atribuição de bolsas individuais de doutoramento e pós-doutoramento de 2010, foi colocada na página de Internet da Fundação para as Ciências e Tecnologia (FCT) a informação de que...