Linha do Oeste
A Assembleia da República aprovou recentemente duas recomendações para a requalificação e modernização da linha ferroviária do Oeste, da autoria do PSD e do CDS/PP. No debate e em posterior declaração de voto o deputado comunista Bruno Dias fez notar que na base do sucessivo adiamento da modernização da linha não está qualquer falta de recomendação mas sim uma falta de financiamento.
E recordado foi ainda que desde há muito, ano após ano, tem sido o PCP a bater-se por esse financiamento no Orçamento do Estado através de propostas nesse sentido que, sistematicamente, têm sido inviabilizadas por PS, PSD e CDS/PP, numa fórmula que Bruno Dias sintetizou: «votam contra quando estão no poder, abstêm-se quando estão na oposição».
Este é o jogo hipócrita e sem ética de quem, como refere a declaração de voto, diz às populações das regiões abrangidas que urge intervir e que isso é uma prioridade e que depois na AR faz o contrário, chumbando as propostas que poderiam dar corpo ao projecto.
Foi este comportamento que a bancada do PCP voltou a denunciar, defendendo a urgente necessidade de inverter a política de desinvestimento e subfinanciamento da CP e da REFER.