De mal a pior
O Governo continua a atentar contra a saúde dos portugueses, que todos os dias tomam conhecimento da sua intenção de encerrar mais unidades de prestação de cuidados.
Aumentam as dificuldades de acesso à saúde
De acordo com informação prestada pelo director executivo do ACES Zêzere em reunião do Conselho da Comunidade do Agrupamento de Centros de Saúde (ACES), a Administração Regional de Saúde (ARS) propôs o encerramento dos Centros de Saúde/Extensões com menos de 1500 utentes o que, no caso do ACES Zêzere, significaria o encerramento de 45 unidades de saúde.
Atendendo a esta informação, o deputado do PCP António Filipe entregou na Assembleia da República um requerimento instando o Governo, através do Ministério da Saúde, a confirmar tal pretensão.
O deputado, no seu requerimento, diz mesmo que, se se considerar as dificuldades já actualmente existentes no acesso a cuidados de saúde das populações abrangidas pelo ACES Zêzere, devido sobretudo à falta de médicos de família, «é até difícil imaginar as consequências nefastas que a decisão de encerrar 45 unidades de saúde na área desse ACES teria para as populações».
Ao Grupo Parlamentar do PCP chegou também a informação, através do Secretariado das Comissões de Utentes de Saúde do Concelho de Almada, de que o Governo pretende encerrar o Centro de Saúde da Costa da Caparica, devido à falta de médicos, sendo que a aposentação de quatro médicos em 2010 agravou o número de utentes sem médico de família.
Ora, se eventualmente o Centro de Saúde da Costa da Caparica encerrar, diz a Direcção da Organização Regional de Setúbal do PCP, a população vai ter mais dificuldades no acesso aos cuidados de saúde, o que levará consequentemente ao agravamento da situação das urgências do Hospital Garcia de Orta. Entretanto, no plano estratégico do Programa Polis da Costa da Caparica está prevista a construção de um novo Centro de Saúde num terreno já cedido pela Câmara Municipal para o efeito.
Assim, os deputados do PCP Paula Santos e Bruno Dias querem saber se o Governo garante o funcionamento do Centro de Saúde da Costa da Caparica, que medidas vai tomar para contratar os médicos em falta para que todos os utentes tenham médico de família e qual a data da construção do novo Centro de Saúde na Costa da Caparica.