O Militante já saiu

Reflexão e prática

Uma entrevista com Francisco Lopes e a celebração dos 90 anos do Partido são os principais destaques da edição de Janeiro/Fevereiro de O Militante, que já está à venda.

Francisco Lopes dá uma entrevista de sete páginas a O Militante

Image 6425

Um imperativo nacional face à situação do País é o título da entrevista ao candidato comunista à Presidência da República publicada nesta edição de O Militante. Ao longo de sete páginas, Francisco Lopes analisa a situação nacional e aponta o dedo aos responsáveis pelo rumo de afundamento do País – os que ao longo de mais de 35 anos ocuparam os principais cargos políticos, a começar pelo actual Presidente da República Aníbal Cavaco Silva.

Fazendo um balanço da candidatura desde a sua apresentação, o candidato valorizou o intenso contacto com os trabalhadores e a população, que passou já por todos os distritos e regiões autónomas e mesmo por vários países da Europa onde as comunidades portuguesas têm um peso significativo. Por todo o lado sentimos uma grande afectividade e simpatia, um grande apoio e um entusiasmo crescente, realça Francisco Lopes.

O candidato comunista aborda ainda questões essenciais que estão colocadas ao País, como a defesa e afirmação da sua soberania ou a valorização da produção nacional – componentes essenciais da política patriótica e de esquerda que a candidatura de Francisco Lopes propõe.

Outro dos temas em destaque nesta edição é a comemoração dos 90 anos do PCP durante o ano de 2011, sendo-lhe dedicado o texto de abertura. Aí lembra-se que o Partido atravessou ao longo da sua história grandes tempestades e viragens na história do País e da situação internacional e que conseguiu manter um grande e influente partido nacional e um lugar honroso no movimento comunista e revolucionário. Nesse texto destaca-se ainda as eleições presidenciais como a tarefa prioritária das próximas semanas, ao mesmo tempo que se alerta para a necessidade de ter sempre presente aquelas que decorrem da Greve Geral, o desenvolvimento da luta de massas e o reforço da organização e intervenção do Partido.

A Greve Geral de 24 de Novembro também ocupa um lugar especial com a publicação da declaração de Jerónimo de Sousa no próprio dia dessa magnífica jornada de luta e com um artigo assinado por Arménio Carlos, do Comité Central do PCP.

O tomo III das Obras Escolhidas de Álvaro Cunhal, os 25 anos da adesão de Portugal à CEE e o Encontro Internacional de Partidos Comunistas e Operários, realizado recentemente na África do Sul, são alguns outros motivos de interesse nesta edição de O Militante.

 



Mais artigos de: PCP

Justa homenagem

Faleceu no dia 1 de Janeiro, aos 80 anos, o camarada Arnaldo Mesquita, membro do Sector Intelectual da Direcção da Organização Regional do Porto do PCP. O Secretariado do Comité Central enviou à sua família as sentidas condolências pelo...

Projecto prioritário

Quatro anos depois do prazo estabelecido, foi entregue à Marinha, no dia 30, o primeiro de oito navios patrulha pelos Estaleiros Navais de Viana do Castelo. Em comunicado do seu Gabinete de Imprensa, o PCP reafirmou tratar-se de um projecto prioritário, considerando inaceitável o desprezo e a...