Almada luta pela água

Os Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Almada (SMAS) assinalam este ano seis décadas de actividade com um programa de comemorações que pretende divulgar «a história da luta pela água» e valorizar as lutas de hoje por este bem de primeira necessidade.

Em conferência de imprensa, realizada esta semana, José Gonçalves, presidente do Conselho de Administração dos SMAS e vice-presidente da autarquia CDU lembrou que «existem ameaças à autonomia dos serviços municipalizados, resultantes quer de directivas comunitárias, quer de opções políticas nacionais», e reiterou que «os SMAS de Almada defendem a água pública e a autonomia do poder local na gestão e organização» do serviço.

«Não concordamos que se ponha em causa o modelo de gestão e a autonomia dos SMAS. Discordamos, por exemplo, da imposição de um padrão de preço para a água», salientou José Gonçalves, lembrando que os SMAS de Almada «são das poucas entidades gestoras que têm o ciclo urbano da água sob sua responsabilidade».

Elencando os diversos eventos que vão assinalar os 60 anos de funcionamento dos SMAS, o eleito do PCP salientou o projecto «Beba a Água da Torneira», que será lançado em Fevereiro «para sensibilizar a população e as instituições do concelho para a importância de iniciar um processo de generalização do consumo de água da torneira no dia-a-dia».



Mais artigos de: Nacional

Ataque aos desempregados e pensionistas

Os desempregados e pensionistas com rendimentos acima do salário mínimo nacional já começaram a pagar as taxas moderadoras do Serviço Nacional de Saúde. Uma medida implementada a partir do dia 1 de Janeiro que reformula ainda os critérios de acesso ao regime especial de comparticipação de medicamentos.

Austeridade atinge população

Na apreciação política das Grandes Opções do Plano para 2011-2014 e Orçamento para 2011, a CDU em Vila Franca de Xira condenou as medidas de austeridade impostas pelo Governo, que em 2010, só nesta autarquia, reduziu as verbas em cerca de 700 milhões de euros. Para...

Extensão da Graça encerrada

A Extensão das Mónicas, do Centro de Saúde da Graça, em Lisboa, encerrou há dias para obras. Esta situação contou com a oposição e o alerta das juntas de Freguesia da Graça, São Vicente de Fora, Santo Estêvão, Madalena, Santiago e...