Colômbia

Descoberta mais uma vala comum

Defensores dos direitos humanos na Colômbia anunciaram a descoberta de mais uma vala comum no departamento de Meta, região onde, em Dezembro de 2009, foi desvendada a maior vala comum do continente. Nela estavam dois mil cadáveres de «falsos positivos», homens apresentados pelo exército colombiano como combatentes das FARC abatidos, mas que, na verdade, eram, na sua maioria, jovens recrutados com promessas de trabalho e posteriormente executados sumariamente.

A nova vala comum contém mais de 1500 corpos e os representantes das vítimas dos crimes do Estado acreditam que se trata de «falsos positivos».

Os deputados do Pólo Democrático Alternativo Gloria Inés Ramírez e Iván Cepeda,  que há alguns meses denunciaram no parlamento nacional os indícios da existência desta vala, deslocaram-se ao local junto com membros da procuradoria-geral a fim de observarem a exumação de 66 cadáveres.

As investigações forenses vão determinar se os corpos são de combatentes das FARC, ou se se trata, mais uma vez, de «falsos positivos», algo que o governo nega, tal como no caso anterior.

As organizações humanitárias e as estruturas de defesa das vítimas e dos desaparecidos sublinham que foi graças aos relatos dos familiares que se logrou descobrir mais uma vala comum, por isso instaram as comunidades a denunciar as situações conhecidas e a apresentar as suas suspeitas para que se proceda ao respectivo apuramento.

«A Colômbia pode ser uma gigantesca vala comum. O exército colombiano converteu-se num autêntico exército ocupante contra o seu próprio povo», disse à Telesur um dos advogados das vítimas e familiares reagindo à macabra descoberta.



Mais artigos de: Internacional

O anticomunismo não passará

Reagindo a uma nova investida anticomunista na UE, 38 partidos comunistas e operários europeus emitiram uma declaração conjunta, que abaixo publicamos na íntegra, na qual denunciam os propósitos da campanha e apelam à unidade e luta de todas as forças democráticas, progressistas e anti-imperialistas.

Observadores europeus confirmam

Um grupo de delegados de 28 organizações suíças, alemãs e austríacas confirmou as denúncias de violações dos direitos humanos feitas pela Frente Nacional de Resistência Popular das Honduras e organizações afectas.

Sobre-exploração da terra ameaça milhões

Mil milhões de seres humanos numa centena de países estão ameaçados pela desertificação provocada pelo modo de produção capitalista baseado na maximização do lucro. De acordo com os dados divulgados pelas Nações Unidas no âmbito do...

Políca reprime greve<br>na Universidade de Porto Rico

Em greve há uma semana, os estudantes da Universidade de Porto Rico manifestavam-se, no dia 20 de Dezembro, no campus de Rio Pedras, quando a polícia os atacou à bastonada. Grupos de agentes que já ocupavam o campus guardando todos os acessos, impediram os alunos de...