Roménia e Bulgária excluídas
A França e a Alemanha bloquearam a entrada da Roménia e da Bulgária no espaço Shengen, alegando razões de segurança. Numa carta enviada dia 21 à comissária Cecilia Malmström, informam-na de que consideram «prematuro» autorizar a entrada daqueles dois países no espaço de livre circulação prevista para Março de 2011.
Como argumentos evocam as insuficiências dos respectivos governos no combate à corrupção e à criminalidade organizada.
A Comissão alijou responsabilidades, lembrando que não pode influenciar uma decisão que exige a unanimidade dos estados-membros. Por seu turno, o presidente romeno, Traian Basescu, reagiu de imediato considerando a posição franco-alemã como «um acto de discriminação» contra o seu país, enquanto o governo búlgaro garantiu que tudo fará para «dissipar as dúvidas» dos parceiros europeus.
O espaço Shenguen é constituído por 25 países, cujos cidadãos podem cruzar as fronteiras sem necessitar de passaporte, onde se incluem três países não membros da UE (Suíça, Noruega e Islândia). Em contrapartida, o Reino Unido e a Irlanda não o integram. Para além da Bulgária e da Roménia, o Chipre também aguarda a sua adesão.