Desemprego recorde na região Norte
A taxa de desemprego no Norte do País bateu novo máximo histórico no terceiro trimestre, fixando-se em 13,2 por cento, revela o relatório divulgado na terça-feira, 28, pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N).
«Este súbito agravamento foi sentido sobretudo entre as mulheres (cuja taxa de desemprego chegou a 16,3%) e os jovens (com 24,6%) – novos máximos históricos, em ambos os casos», salienta o organismo, notando que a taxa de desemprego subiu um ponto percentual face ao trimestre anterior.
O documento salienta ainda que «a diferença entre os níveis de desemprego regional e nacional registou também um novo máximo», dado que, «a nível nacional, a taxa de desemprego no terceiro trimestre foi de 10,9 por cento».
Os dados do Instituto Nacional de Estatística (INE) apontam para 263 mil desempregados (mais 15,9% do que no período homólogo), enquanto o Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP) contabiliza apenas 245 mil desempregados registados (mais 8,5%).
O número de desempregados registados pelo IEFP aumentou mais de 20 por cento no último ano em 15 concelhos do Norte, tendo esse crescimento sido superior a 35 por cento em quatro deles, Miranda do Douro, Mirandela, Boticas e Penedono.