Conservadores vencem na Catalunha
O partido nacionalista conservador Convergência e Unidade venceu as eleições regionais na Catalunha, obtendo 38, 41 por cento dos votos e 62 deputados, ou seja, mais 14 deputados do que tinha elegido em 2006. Embora destacado dos restantes partidos, o CiU ficou a seis lugares da maioria.
Os socialistas (PSC-PSOE) foram a segunda força mais votada (18,35%), perdendo nove deputados. Em contrapartida, o Partido Popular subiu para terceira força com 12,33 por cento dos votos e 18 deputados, registando o seu melhor resultado de sempre na Catalunha.
A descer está também a Iniciativa pela Catalunha Verdes-Esquerda Unida e Alternativa que, com 7,40 por cento dos votos e dez deputados (contra 12 em 2006) igualou a representação parlamentar da Esquerda Republicana da Catalunha, que apenas alcançou sete por cento dos votos, perdendo 11 dos 21 deputados eleitos em 2006.
O Partido da Cidadania manteve a votação e os seus três deputados, enquanto o novo partido Solidariedade Catalã para a Independência se estreia no parlamento com quatro deputados e 3,28 dos votos.