VISEU

Homenagem a Adelino Gouveia Oliveira

A Di­recção da Or­ga­ni­zação Re­gi­onal de Viseu, a Co­missão Inter-Con­ce­lhia La­mego/​Ta­rouca e a Co­missão Con­ce­lhia de Ar­mamar do PCP pro­movem no pró­ximo do­mingo uma ho­me­nagem pós­tuma a Ade­lino Gou­veia Oli­veira, em­pre­sário agrí­cola de van­guarda e des­ta­cado mi­li­tante do PCP, par­tido a que es­tava li­gado desde a luta clan­des­tina.

Homem so­li­dário, em­pre­en­dedor e des­te­mido, ligou-se ainda muito jovem à luta an­ti­fas­cista, tendo a sua casa sido, fre­quentes vezes, abrigo para lu­ta­dores clan­des­tinos e reu­niões ile­gais. É co­nhe­cido o epi­sódio do cerco da sua quinta pela PIDE e pela GNR a mando de um go­ver­nador civil, quando aí se re­a­li­zava uma reu­nião de de­mo­cratas, na al­tura presos e le­vados a jul­ga­mento.

As cir­cuns­tân­cias que ro­de­aram o fa­le­ci­mento de Ade­lino Gou­veia Oli­veira não per­mi­tiram ao Par­tido prestar-lhe o me­re­cido preito, o que agora faz com esta ho­me­nagem, onde es­tará pre­sente Agos­tinho Lopes, de­pu­tado e membro do Co­mité Cen­tral do PCP.



Mais artigos de: Breves PCP

Atitude arbitrária

O Presidente da Câmara Municipal da Marinha Grande, quando da expropriação de uma habitação junto à Ribeira das Bernadas, no passado dia 8, decidiu expulsar do local dois jornalistas do Jornal da Marinha Grande que se encontravam ali para cobrir o acontecimento. Indignada com...

Reverter a situação

O voto contra do PS e a abstenção do PSD e do CDS/PP quando da votação do Projecto de Lei do PCP que visava revogar o DL que estipula o pagamento de portagens nas SCUT Costa da Prata, Grande Porto e Norte Litoral torna estes três partidos responsáveis pelas graves...