Concentração dos transportes e comunicações

Protesto dia 27

Dirigentes, delegados sindicais e membros de comissões de trabalhadores vão realizar, dia 27, uma manifestação «contra o roubo dos salários», em Lisboa, na Estação Sul-Sueste.

Com a luta os ferroviários têm obtido vitórias

Image 5869

Esta acção, junto ao Terreiro do Paço, a partir das 14 horas, deverá reunir activistas e representantes dos trabalhadores das empresas de transportes e comunicações, como adiantou o Sindicato Nacional dos Trabalhadores do Sector Ferroviário, num comunicado em distribuição anteontem.

O SNTSF/CGTP-IN explicou que, com esta acção pretende-se reivindicar o aumento do poder de compra dos trabalhadores, a defesa dos postos de trabalho no sector, o direito à negociação colectiva e o fim do trabalho precário. Repudiar as privatizações é outro objectivo da concentração, que pretende também contribuir para a mobilização, apoio e participação na greve geral de 24 de Novembro.

Através das medidas recentemente anunciadas pelo Governo, de redução de salários e de cortes e supressão de um conjunto de direitos e de apoios sociais fundamentais aos trabalhadores e aos pensionistas, o sindicato considerou que o executivo PS «proclamou uma nova fase de guerra contra os trabalhadores».

 

Vitórias e lutas

 

Foi anulada a greve na REFER em Coimbra. Depois de o SNTSF ter avançado com o pré-aviso para uma greve provocada pela redução de efectivos, após a reabertura do serviço entre as duas estações daquela cidade, a administração cedeu e aceitou discutir o problema. A REFER procedeu ao reforço de trabalhadores e à alteração de procedimentos, decisões que eram reivindicadas pelos trabalhadores e o seu sindicato. Por resolver ficou a situação dos que foram transferidos. No caso de reabertura dos locais de trabalho extintos, esses trabalhadores devem ter prioridade na colocação, como consta do Acordo de Empresa, lembrou o sindicato.

Na CP-Regional, o sindicato retirou o pré-aviso de greve depois de a direcção dos recursos humanos se ter comprometido a alterar as escalas de serviço nas rotações em Aveiro e a criar ali mais um turno. Também garantiu, na mesma reunião com o SNTSF, que elaborará, de raiz, uma nova escala para Campanhã, tendo em conta os intervalos para refeição. Os repousos consecutivos fora da sede, na escala de Faro, e os serviços foram conjugados «de forma mais conveniente para os trabalhadores».

Na CP-Carga, o sindicato também entregou um pré-aviso de greve que prevê iniciar dia 21, e prolongar até 30 de Novembro. Os trabalhadores maquinistas recusam ser escalados e obrigados ao desempenho de funções que não são as suas, como a de operador de apoio, em substituição destes. Por isso, rejeitam conduzir comboios ou marchas, sempre que estejam acompanhados por maquinistas a desempenhar as funções de operador de apoio. «A cada trabalhador compete o exercício das funções inerentes à sua categoria profissional», lembrou o sindicato.

 



Mais artigos de: Trabalhadores

Manifestação nacional dia 6

A Frente Comum de Sindicatos vai usar «todos os meios ao nosso dispor» para contrariar as «medidas de austeridade» do Governo. Além da mobilização para a adesão «em força» à greve geral, foi convocada uma grande manifestação nacional para 6 de Novembro, de forma a trazer para a rua a determinação de luta que se avoluma nos diferentes sectores e serviços.

Petição exige acção

Mais de 20 mil assinaturas foram recolhidas pela Interjovem/CGTP-IN, em apoio a uma petição em que se exige que a Assembleia da República ponha termo à precariedade ilegal.

Uma resposta adequada

As medidas do Governo não vão resolver os problemas do País e são consideradas por várias estruturas sindicais como um roubo e uma declaração de guerra aos trabalhadores. Estes vão dar a devida resposta de luta, asseguram.

Expulsos de Pedrouços

Os pescadores do estuário do Tejo vão ser expulsos da doca de Pedrouços, no máximo, até dia 20 de Fevereiro sem que esteja acautelado ou garantido um lugar alternativo, avisou o Sindicato dos Trabalhadores da Pesca do Sul.

Notícias Greve Geral

Plenários na Galp Energia Os sindicatos da Fiequimetal/CGTP-IN, o Sicop e a Comissão Central de Trabalhadores da Petrogal decidiram dia 7, num encontro nacional de representantes do pessoal das empresas do Grupo Galp Energia, apoiar a greve geral, como «forma de luta adequada à gravidade do...

ORTs da aviação civil contra cortes

Pela primeira vez na história recente do sector da aviação civil, aeroportos e navegação aérea, todos os sindicatos e a Comissão de Trabalhadores da TAP, na condição de convidada, reuniram segunda-feira para analisarem a ameaça de cortes salariais no...

Mais pobreza provocada

«É vergonhoso o que se passa com o abono de família», considerou a CGTP-IN, num comunicado de imprensa de dia 11, onde exigiu a revogação das últimas medidas anunciadas pelo Governo PS, respeitantes a esta prestação social, por prejudicarem, particularmente, as...

Na casa-de-banho

O Grupo de Trabalho dos Bombeiros do Sindicato Nacional dos Trabalhadores da Administração local revelou, «com enorme repúdio e repulsa», que a trabalhadora administrativa da Associação dos Bombeiros Voluntários de Oleiros, Sílvia...

18 mil contra <i>CTT</i> privados

O Sindicato Nacional dos Trabalhadores dos Correios e Telecomunicações entregou segunda-feira na AR uma petição contra a privatização dos CTT, com quase 18 mil assinaturas. A petição, entregue a Jaime Gama por uma delegação do SNTCT/CGTP-IN,...