Centenário da Revolução Republicana
No ano em que se comemoram os 100 anos da República Portuguesa, as autarquias CDU do distrito de Setúbal estão a dinamizar um conjunto diversificado de iniciativas como exposições, espectáculos e acções em escolas.
Conjunto diversificado de iniciativas
No dia 1 de Outubro, em Palmela, terá lugar, no Cine-Teatro São João, um concerto com a Banda Sinfónica da PSP. Em Alcochete, a autarquia vai revelar, no Museu Municipal, a acta da primeira sessão após a Revolução, realizada no dia 24 de Outubro de 1910». Por seu lado, no Seixal, será inaugurada, na Biblioteca Municipal, a exposição «Letras e Cores; Ideias e Autores».
No dia seguinte, 2 de Outubro, no Barreiro, será apresentada, no Auditório Municipal Augusto Cabrita, a exposição «Figuras Republicanas por Manuel Cabanas». No dia 4, neste concelho, terá lugar a Assembleia Municipal, à qual se apela a ampla participação da população. Na Moita, às 21.30 horas, vai acontecer, no Largo da República, uma reconstituição do momento histórico.
Na noite de 4 de Setembro, em Setúbal, evoca-se a recriação do assalto e incêndio dos Passos do Concelho ocorrido há um século, quando populares quiseram hastear no local a bandeira republicana em confronto com a autoridade policial. A acção envolve os grupos de teatro TAS, Fontenova e Espelho Mágico, Academia de Dança Contemporânea, Companhia de Bombeiros Sapadores de Setúbal, Fernando Guerreiro, António Laertes e Miguel Ramos.
No dia 5, pelas 10.30 horas, na Junta de Freguesia do Samouco (Alcochete) a Banda Filarmónica Progresso e Labor Samouquense interpretará o «Uníssono Virtual do Hino Nacional». Às 12 horas, a Câmara de Setúbal inaugura a Escola Básica da Brejoeira, em Azeitão.
Quatro dias depois, às 14.30 horas, no Fórum Cultural José Manuel Figueiredo, na Baixa da Banheira, Moita, o Movimento Democrático de Mulheres, com a colaboração da Câmara Municipal e da Junta de Freguesia, promove um seminário sobre «A Republica - A Luta e o Movimento de Mulheres», a que se segue, às 18.30 horas, no Parque José Afonso, o descerramento de uma lápide como tributo à luta das mulheres nestes 100 anos.
Entretanto, um pouco por todo o distrito, estará patente uma exposição da Associação de Municípios da Região de Setúbal (AMRS), constituída por dez painéis e centrada no contexto nacional vivido em torno do acontecimento de 1910. Esta mostra foca o Congresso de Setúbal do Partido Republicano e a revolução na região e na cidade, entre outros aspectos, nomeadamente, de cariz social, como a Educação, a Igreja e a Mulher. No Centro de Trabalho da Quinta do Conde, onde no sábado se realizou um jantar-tertúlia sobre o tema, está uma exposição do PCP.
Santa Maria da Feira
CDU apresenta moção
Por proposta do PCP, a Assembleia Municipal de Santa Maria da Feira aprovou, no dia 24 de Setembro, uma moção para assinalar a comemoração do Centenário da Implantação da República, e saudar «todos aqueles que lutaram e lutam pela consolidação e aprofundamento do ideal republicano, da democracia e da liberdade». «O povo e as suas estruturas foram a alavanca da Revolução. Quando a mesma parecia condenada ao fracasso, com o suicídio de Cândido dos Reis, foi o povo que, assumindo a bandeira da República, resistiu na Rotunda e de lá saiu vitorioso», salienta o texto da moção.
Naquele órgão, os eleitos do PCP apresentaram ainda uma proposta de voto de louvor às corporações de bombeiros do município e a todos os homens e mulheres que diariamente prestam serviços de excepcionalidade à comunidade feirense e zelam pela protecção da vida humana e do património urbano, cultural e ambiental. «A passagem deste Verão, na continuidade de 2009, em que arderam 87 mil hectares de floresta, veio demonstrar, mais uma vez, que os problemas estruturais da floresta portuguesa estão longe de estar resolvidos», denunciam os comunistas, salientando que é «urgente» e «necessário» reforçar e satisfazer as carências do Dispositivo Nacional de Combate aos Incêndios Florestais, «dando particular atenção aos problemas das corporações de bombeiros voluntários e valorizar homens e mulheres que dedicam o seu tempo e a sua vida em defesa de todos nós».
URAP promove almoço em Setúbal
Um convite a todos os democratas
Integrado nas comemorações do Centenário da Revolução Republicana de 1910, a Delegação de Setúbal da União de Resistentes Antifascistas Portugueses (URAP) vai realizar, no dia 2 de Outubro, às 13 horas, no Restaurante Gandum's, um almoço comemorativo desta efeméride, que terá como interveniente Silvestre Lacerda, director da Direcção Geral dos Arquivos. No local existirá ainda uma exposição sobre o tema, cedida pela Câmara de Setúbal.
«Pela importância do acontecimento a que Setúbal se sente fortemente ligado a partir do Congresso Republicano realizado nesta cidade em 1909, o convite à participação é, como não podia deixar de ser, dirigido a todos os democratas», salienta a URAP, lembrando que todos os que se dignarem participar nesta iniciativa representará, acima de tudo, «uma valiosa contribuição para a valorização de uma data a que o povo português sempre distinguiu como um marco na conquista de liberdades e direitos, fazendo disso uma bandeira para a conquista do Portugal democrático».