Cuba

O bloqueio norte-americano reforçou-se durante o governo de Barack Obama, afirma o governo cubano. Na apresentação à imprensa do relatório que, ainda este mês, será discutido no debate anual da Assembleia Geral das Nações Unidas, o executivo de Havana demonstrou que em vez de abrandar o bloqueio, a administração Obama endureceu as multas, sanções e perseguições às transacções financeiras de Cuba.

Durante a campanha eleitoral, Barack Obama prometeu reavaliar a situação das relações entre os EUA e a ilha socialista, mas, na verdade, o que aconteceu foi o recrudescer das medidas responsáveis «por grandes dificuldades, carências e sofrimento humano» em Cuba, insistiu Bruno Rodriguez, ministro dos Negócios Estrangeiros do país.

Rodriguez aproveitou ainda a ocasião para lembrar que o presidente norte-americano pode «flexibilizar algumas medidas, como o uso do dólar por parte de Cuba no comércio internacional, expandir as autorizações de viagem de norte-americanos e estrangeiros residentes nos EUA para Cuba, ou autorizar a importação de medicamentos», mas o que se observa é a insistência na mesma política de há quase meio século.

O bloqueio económico contra Cuba já custou àquela nação 751 mil milhões de dólares. Em 18 ocasiões, a esmagadora maioria das nações com assento na ONU repudiou o bloqueio considerando-o uma «ferramenta genocida».



Mais artigos de: Breves Intenacional

Escravatura

As autoridades brasileiras libertaram 150 pessoas que laboravam em condições semelhantes à escravatura. Os homens encontravam-se em explorações agrícolas nos estados do Rio de Janeiro e Minas Gerais.

África do Sul

Os trabalhadores do Estado regressaram aos respectivos postos após 21 dias de greve. A maioria das escolas, hospitais e serviços administrativos reabriram, dia 7, depois de uma longa jornada de luta convocada por 19 sindicatos em representação de mais de 1,5 milhões de...

Guiné-Bissau

Os funcionários públicos cumpriram uma greve de três dias, no início do mês, para reclamarem melhorias salariais em todos os escalões da Administração Pública, e defenderem a manutenção dos serviços de transportes a que têm direito,...

Moçambique

O governo decidiu suspender os aumentos salariais e os subsídios dos quadros do Estado e dos respectivos dirigentes superiores, dos administradores das empresas públicas e participadas, e reduzir os gastos com as viagens aéreas restringindo, também, a compra de bilhetes em classe executiva....

China

O governo decidiu suspender das relações bilaterais com o vizinho Japão. Em causa está a recusa de Tóquio em libertar o capitão de um pesqueiro chinês, apresado ao largo das ilhas Diaoyu, águas territoriais disputadas pela China, Japão e Taiwan.

Educação

Menos de 40 por cento dos países garante igualdade de acesso à educação a rapazes e raparigas. A conclusão é da UNESCO e consta do relatório Sumário Global da Educação, apresentado a semana passada. A organização alerta ainda que, se as...