Chile

Milhares lembraram golpe

Cerca de dez mil pessoas assinalaram, sábado, o 37.º aniversário do golpe de Estado que derrubou o governo socialista liderado pelo presidente Salvador Allende e instaurou a ditadura fascista encabeçada por Augusto Pinochet.

A multidão depositou uma coroa de flores junto ao Palácio de La Moneda, na capital, Santiago, e, posteriormente, dirigiu-se ao Memorial ao Detido e Desaparecido no cemitério da cidade, onde familiares e amigos lembraram as vítimas e exigiram justiça.

O presidente Sebastian Piñera não esteve presente nas cerimónias e em tom provocador declarou, a propósito, que o derrube do governo de Allende não foi «uma morte súbita ou intempestiva», mas «o desenlace previsível, embora evitável, de uma democracia que estava doente».

Face às declarações de Piñera, não é de estranhar que em várias cidades do país milhares de pessoas, sobretudo jovens, tenham saído às ruas para assinalar a trágica efeméride. No balanço dos confrontos com a polícia, pelo menos 250 pessoas foram detidas.

 



Mais artigos de: Internacional

Greve contra factura da crise

Milhões de indianos aderiram, a semana passada, a uma greve de 24 horas convocada para contestar o aumento generalizado dos preços e a privatização de empresas públicas, e defender o emprego com direitos.

Provocação imperialista

O Partido Comunista de Israel (PCI) e a Frente Popular para a Libertação da Palestina (FPLP) alertam os povos árabes para o «processo de paz» em curso entre Israel e a Autoridade Nacional Palestiniana (ANP), e denunciam os planos imperialistas na região.

Imperialismo afia as garras

O secretário-geral da Aliança Atlântica, Anders Fogh Rasmussen, defende a permanência no Afeganistão «o tempo necessário para acabar o trabalho» e esclareceu que em 2011 «não haverá retirada de tropas ocidentais». As palavras do...

Trabalhadores pararam país

Milhões de trabalhadores hondurenhos realizaram, terça-feira, uma greve geral em defesa de aumentos salariais e contra os projectos de lei que visam precariezar as relações laborais e privatizar os recursos soberanos. A recusa do governo golpista em aumentar o salário mínimo dos...

11 de Setembro, dia da Solidariedade

Milhares de pessoas concentraram-se a 11 de Setembro no City Hall Park, próximo do World Trade Center, em solidariedade com a comunidade muçulmana na sua luta pela construção de um Centro Comunitário Islâmico naquele local. Com esta iniciativa...