Debater a educação
A CDU de Vila Nova de Gaia realizou, quinta-feira, uma conferência de imprensa para analisar a situação da educação no concelho que, segundo os eleitos do PCP, não vai «ao encontro das necessidades de cada uma das localidades e das suas populações», como também «não demonstra qualquer tipo de apreço e respeito quer pelos docentes, quer pelos profissionais das Actividades de Enriquecimento Curricular, quer pela escola pública».
Uma situação que se agravará com a municipalização do ensino, que conta com o apoio da maioria PSD/CDS-PP na autarquia, sem a oposição do PS, que aposta, por exemplo, em «pólos escolares, colocando de fora as escolas de área de residência». «Continua a não existir uma rede de transportes escolares e a rede de transportes só por anedota pode ser viável», afirmam os comunistas, dando conta, por outro lado, que «as vias não oferecem o mínimo de condições de circulação diária de grandes fluxos de trânsito para a deslocação dos pais até às escolas».
Em Vendas Novas, a CDU apresentou uma moção contra o encerramento das escolas do 1.º ciclo. No distrito de Évora vão fechar portas cerca de meia centena de escolas. «O argumento de que concentrar os alunos nos novos Centros Educativos é a única forma de combater o insucesso e o abandono escolar é completamente hipócrita», salientam os eleitos do PCP, explicando que a medida pretende «reduzir alunos, professores e todos os outros profissionais da educação a meros números». «O Governo PS tem um objectivo muito claro que é o de acentuar a desertificação das zonas interiores/rurais e acabar com muitas freguesias e aldeias. Começou por fechar os centros de Saúde, os postos de CTT, os Postos de GNR, a EDP e agora, as escolas», acusam.