Alemães querem Grécia fora do euro

Os cristãos-democratas alemães consideram que a hipótese de saída da Grécia do euro deve ser encarada «seriamente» pelas autoridades do país, declarou à revista Spiegel, na segunda-feira, 26, Hans-Peter Friedrich, um dos principais dirigentes da CSU, aliado bávaro do partido da chanceler Angela Merkel.
Friedrich afirma que «a Grécia não tem apenas um problema de liquidez, mas também um problema de fundo, estrutural e de crescimento».
No mesmo sentido pronunciou-se Werner Langen, chefe do grupo conservador alemão no Parlamento Europeu, ao mostrar-se «extremamente céptico sobre a conformidade do pacote de ajuda com o direito europeu e a Constituição alemã. Segundo afirmou à mesma revista, as ajudas não serão uma solução durável para a crise grega e a «verdadeira alternativa» seria que a Grécia «abandone a zona euro e volte a ser competitiva mediante rudes reformas estruturais».
Os principais órgãos da imprensa germânica afinaram pelo mesmo tom, tendo o popular Bild, na sua edição de dia 24, titulado com alarmismo que «Os gregos querem o nosso dinheiro».
Também o berlinense Tagesspiegel intimava a Grécia de que caso a «ajuda» europeia (à taxa de cinco por cento, recorde-se) não funcionar, a Grécia terá de abandonar a zona euro.


Mais artigos de: Internacional

Compromisso com o progresso

Os membros da Aliança Bolivariana para os Povos de Nossa América (ALBA) comprometem-se a reforçar a cooperação e a consolidar os seus países como territórios livres do imperialismo.

EUA apoiam oposição

O governo norte-americano está preocupado com a actual «crise política» na Nicarágua e apoiaria o envolvimento da Organização de Estados Americanos na sua resolução «pacífica», disse, a semana passada, o porta-voz do Departamento de Estado, Philip Crowley.As palavras de Crowley surgem imediatamente após a realização de...

Com Cuba contra o imperialismo

Quase centena e meia de pessoas participou, sábado, 24, no debate promovido pela Associação de Amizade Portugal-Cuba (AAPC) sob o lema «Cuba e a União Europeia – A verdade dos factos, a desmontagem de uma campanha».Na iniciativa, destinada a esclarecer e mobilizar os portugueses contra a mais recente campanha que as...

Milhares voltam à greve

Os trabalhadores dos transportes aéreos, ferroviários e rodoviários, bem como os funcionários dos serviços públicos e dos departamentos governamentais e do comércio aderiram em massa à greve convocada por cerca de 30 organizações políticas e sociais indianas. Na base da contestação está a contínua subida nos preços dos...

Participação massiva

Cerca de 95 por cento dos cubanos com direito de voto participaram, domingo, 25, nas eleições municipais em Cuba. No total, foram quase nove milhões de pessoas que exerceram o respectivo direito de voto no 14.º sufrágio autárquico desde que, em 1976, foram estabelecidas as bases constitucionais para a eleição dos...