X Encontro Regional de Évora da JCP

Pôr fim às políticas de exploração

Com o lema «Com a luta da juventude adiante, Évora vai avante!», realizou-se, no dia 11 de Abril, o X Encontro Regional da JCP, momento de grande alegria e combatividade, que contou com a presença de camaradas oriundos de Évora, Montemor-o-Novo e Arraiolos.
Durante os trabalhos, foram referenciados os vários problemas da juventude do distrito, consequência das políticas de direita levadas a cabo pelos sucessivos governos de direita, nomeadamente do PS. O desemprego e a precariedade laboral, os exames nacionais, o Estatuto do Aluno, o Processo de Bolonha, as propinas, o Regime Jurídico das Instituições de Ensino Superior, o encerramento de escolas e de centros de saúde, a falta de apoios às associações culturais, foram alguns dos problemas trazidos pelos jovens comunistas.
Neste encontro foi ainda eleita a Comissão Regional - composta por três jovens trabalhadores, dois estudantes do ensino superior e um estudante do ensino básico - que terá como tarefa fundamental dirigir o trabalho da JCP no distrito.
No seguimento desta importante iniciativa e no âmbito da preparação do 9.º Congresso, os jovens comunistas realizaram ainda a pintura de um mural, momento de «confronto» e de afirmação política com a GNR, que identificou todos aqueles que ali se encontravam e que queria confiscar todos os materiais (tintas, pincéis e um molde do 9.º Congresso).
«Após duas horas de discussão e mais um atentado aos direitos e liberdades, chegou um mandato de busca que permitia levar os nossos materiais, mas nesse momento dá-se mais uma chamada telefónica e, conclusão, um superior da GNR de Montemor-o-Novo deu ordem aos seus subordinados para que o mandato não fosse utilizado», informou a JCP, referindo: «Conseguimos, vencemos mais esta pequena batalha, mas continuamos identificados por exercer um direito. Continuamos a ser perseguidos porque combatemos o sistema capitalista.»


Mais artigos de: Juventude

«É nos momentos de luta que vemos a JCP crescer»

Com o aprofundamento da ofensiva contra o ensino superior público, que os sucessivos governos têm vindo a realizar, reforça-se a luta dos estudantes e com ela os colectivos da JCP. No âmbito da preparação do seu 9.º Congresso, o Avante! foi falar com os jovens militantes comunistas da Faculdade de Letras de Lisboa, para quem as políticas antidemocráticas do Governo PS, onde está incluído o Processo de Bolonha, o Regime Jurídico das instituições do Ensino Superior e a diminuição de apoios na Acção Social Escolar, merecem firme combate.

Denunciar os problemas da juventude

A Organização Regional de Setúbal da JCP realizou, no dia 10 de Abril, na Biblioteca Municipal da Moita, o seu XIII Encontro Regional. Uma iniciativa que serviu, para além de eleger a nova Comissão Regional de Setúbal (organismos de direcção regional), para fazer a análise da situação política, analisando os principais...

Torneio <i>Agit</i>

Continua a preparação da 6.ª edição do Torneio Agit, torneio de futsal da JCP. A cerca de um mês da Final Nacional, que se realizará nos dias 8 e 9 de Maio, em Avis, no distrito de Portalegre, são já muitas as eliminatórias concelhias e finais regionais marcadas para todo o País. Ao longo deste mês realizar-se-ão...

ABIC exige a actualização das bolsas

Na quinta-feira, foram discutidos na Assembleia da República dois Projectos de Lei acerca da actualização extraordinária dos montantes das bolsas, ambos chumbados, e três outros acerca da alteração do Estatuto de Bolseiro de Investigação (ver mais nas páginas da Assembleia da República). A Associação dos Bolseiros de...

Ataque ao ensino superior

A propósito da semana académica da Universidade da Beira Interior (UBI), a JCP manifestou-se contra os cortes no financiamento do ensino superior e o ataque ao associativismo juvenil, que «os sucessivos governos e a sua política de direita têm realizado». Em nota de imprensa, os jovens comunistas da Covilhã entendem que...

«De que falamos quando falamos em comunismo»

A Associação de Estudantes da Universidade Portucalense (Porto) vai organizar, no dia 19 de Abril, às 15 horas, um seminário sob o tema «De que falamos quando falamos em comunismo». Esta iniciativa, que terá lugar na Aula Magna da universidade, conta com a participação de José Casanova, director do Avante!.