Portugueses contra a Cimeira da NATO

Ameaça à paz e à segurança internacional

No âmbito da campanha «Paz sim! NATO não!», está a circular, em www.pazsimnatonao.org/peticao/, um abaixo-assinado contra a realização, em Portugal, da Cimeira da NATO.

Recusa da militarização da União Europeia

Prevista para Novembro, nesta Cimeira, a NATO prevê rever o seu conceito estratégico no sentido de alargar o seu campo de actuação geográfica, como já sucede nos Balcãs, no Afeganistão e no Paquistão e os pretextos de intervenção.
«A realização desta Cimeira em Portugal significa a confirmação do envolvimento do País nos propósitos militaristas deste bloco político-militar, que constituem uma ameaça à paz e à segurança internacional», lê-se no texto do abaixo assinado.
No documento, os signatários reclamam a «retirada das forças envolvidas em missões militares da NATO», o «fim das bases militares estrangeiras e das instalações da NATO em território nacional», a «recusa da militarização da União Europeia, que a transforma no pilar europeu da NATO» e a «efectiva realização de uma política externa portuguesa em consonância com os princípios consagrados na Constituição da República e na Carta das Nações Unidas, incluindo a promoção de iniciativas em prol do desarmamento e da dissolução dos blocos político-militares».
Entretanto, 40 organizações já aderiram, até ao momento, à Campanha em defesa da paz e contra a Cimeira da NATO, nomeadamente a Associação de Inquilinos de Lisboa, a Associação de Amizade Portugal Cuba, a CGTP-IN, a Confederação Nacional de Reformados Pensionistas e Idosos, o Sindicato Nacional dos Trabalhadores da Administração Pública, o Movimento Democrático de Mulheres e as uniões de sindicatos de Lisboa, no Norte Alentejano, do Porto, de Santarém e de Setúbal.


Mais artigos de: Nacional

Agricultores unidos contra a política de direita

Sob o lema «Queremos produzir! Mudar de políticas agro-rurais. Promover a agricultura familiar», mais de três mil agricultores, compartes e povos dos baldios, de vários pontos do País, participaram, domingo, no 6.º Congresso da Confederação Nacional da Agricultura (CNA). Durante aquele dia, na Nave Desportiva de Espinho, alertou-se para diversos problemas, nomeadamente o preço dos factores de produção, o escoamento dos produtos a preços compensadores, as dívidas do Estado/Governo aos agricultores e a ausência de linhas de crédito.

CDU contra a concessão a privados

Os eleitos da CDU na Câmara de Évora votaram, na passada semana, contra a «concessão da gestão do serviço público de transportes de passageiros no município de Évora», uma proposta que teve os votos favoráveis do PS e a abstenção do PSD. «Com esta concessão, a autarquia esvazia muito consideravelmente as funções do...

Novo atentado ambiental

A CDU de Santa Maria da Feira alertou, há dias, para «cortes generalizados de árvores» na Quinta do Engenheiro Novo, em Paços de Brandão. Em nota de imprensa, os eleitos do PCP, chamam a atenção para as «consequências e efeitos nefastos desta operação para a qualidade de vida dos feirenses em geral e para os muitos...

Eleições intercalares em Quiaios

No próximo dia 18 de Abril vão realizar-se eleições intercalares para a Assembleia e Junta de Freguesia de Quiaios, Figueira da Foz. A CDU apresenta-se neste acto eleitoral como a «voz necessária na defesa dos interesses de todos, para dar corpo a causas e aspirações locais, e assegurar uma presença crítica e construtiva...

Almada homenageia Morais e Castro

O Teatro Municipal de Almada vai comemorar o Dia Mundial do Teatro, no sábado, com uma homenagem a um grande nome do teatro, recentemente falecido: o encenador e actor José Morais e Castro. O programa integra a projecção das gravações em vídeo de duas criações dirigidas por Joaquim Benite que Morais e Castro...