Desempregados mais empobrecidos

O Governo decidiu não actualizar o valor do Indexante de Apoios Socais (IAS) a vigorar este ano, actualmente de 419,22 euros, acusou a CGTP-IN, através de comunicado de dia 8. O IAS é determinante para a fixação do valor das pensões e de outras prestações atribuídas pela Segurança Social, e de outras despesas e receitas da Administração Central.
«Os limites máximos e mínimos do subsídio de desemprego vão manter-se, bem como o montante do subsídio social de desemprego e do subsídio social de parentalidade», alertou a central, lembrando que os trabalhadores desempregados abrangidos pelas prestações mínimas e máximas da protecção no desemprego «estão a sentir os seus rendimentos a distanciar-se cada vez mais da Retribuição Mínima Mensal Garantida (RMMG)».
Recordando que a CGTP-IN sempre defendeu que as prestações substitutivas dos rendimentos do trabalho devem pautar-se pela RMMG e não pelo IAS, a central considerou que o Governo devia ter actualizado os limites das prestações de desemprego que se iniciaram em 2010, como fez para as pensões. Esta intenção estava contida no DL n.º 220 de 2006, mas o Governo «revogou essa disposição antes da sua entrada em vigor».
Em 2009, a diferença entre o IAS e o RMMG era de 30,78 euros. Desde 1 de Janeiro, passou a ser de 55,78 euros, «empobrecendo ainda mais os desempregados».


Mais artigos de: Trabalhadores

É hora de mudar!

O Plenário Nacional de Sindicatos da CGTP-IN aprovou uma acção nacional descentralizada, para este trimestre, contra a precariedade e o desemprego, por mais salários, emprego e direitos.

Forçar o Governo a recuar

Para prosseguir a luta contra a «reforma» da Administração Pública imposta pela anterior maioria absoluta do PS, o plenário nacional da Frente Comum agendou, para 5 de Fevereiro, uma concentração nacional de protesto, em Lisboa.

Vitória dá mais alento

O acordo obtido, dia 7, no Ministério da Educação confirmou a razão das justas reivindicações dos professores e deu ânimo para que prossigam a luta, em unidade, pelos seus legítimos direitos e reivindicações.

Comemorações do 18 de Janeiro

O Sindicato dos Trabalhadores da Indústria Vidreira assinala o aniversário do 18 de Janeiro de 1934 na Marinha Grande.Na Galeria Municipal decorre, a partir das 18 horas de hoje, uma exposição sobre vidro. Amanhã, no Arquivo Municipal, pelas 10.30, tem lugar um encontro sobre «A origem histórica do 18 de Janeiro e as...

Limpeza ganha solidariedade

No Hospital de São José foi posto a circular no dia 8, sexta-feira, um abaixo-assinado, a expressar solidariedade para com os trabalhadores da limpeza e a repudiar as «atitudes discriminatórias» de que têm sido alvo.A iniciativa, proposta a todos os profissionais do Centro Hospitalar Lisboa Central (que abrange...

Ferroviários

O Sindicato Nacional dos Trabalhadores do Sector Ferroviário convocou para amanhã, entre as 10 e as 12 horas, uma concentração, diante do Ministério do Trabalho, da Comissão Sindical Negociadora, em defesa do direito à contratação colectiva na Fertagus.Na CP, foi retirado o pré-aviso de greve, depois de a administração...

Vai haver luta!

Os trabalhadores do Estoril Sol vão lutar contra os despedimentos em curso na empresa. Em reunião plenária realizada na segunda-feira, os delegados sindicais, membros da subcomissão de trabalhadores e a Comissão Unitária de Trabalhadores (CUT) decidiram «empenhar-se na mobilização de todos os trabalhadores da empresa...