As comemorações do desembarque anglo-americano na Normandia, em Junho de 44, serviram mais uma vez de pretexto para uma campanha de falsificação da História de dimensão planetária. Este ano, pela primeira vez, até a Alemanha, o país vencido, se fez representar através da chanceler Angela Merkel.
De Obama a Brown, com passagem por Sarkozy, os líderes do Ocidente repetiram que a batalha da Normandia foi não só decisiva para a vitória sobre o nazismo como o maior acontecimento militar da História. Todos estavam conscientes de que mentiam.
O artigo completo está disponível na edição impressa ou por assinatura on-line
Já é assinante ou comprou o Avante! esta semana? Inicie sessão
Numa altura em que os média dão preferencialmente voz aos «especialistas» que defendem aumentos reduzidos dos salários ou mesmo a sua manutenção (leia-se, congelamento) em 2010, a ERSE – a entidade oficial que tem como função controlar os preços no chamado mercado regulado de electricidade (porque no mercado livre os preços já são livres e fixados de acordo apenas com os interesses das empresas) – acaba de anunciar que o preço da electricidade para as famílias deverá aumentar mais 2,9% em 2010.
Há 40 anos, mais precisamente no dia 31 de Dezembro de 1969, nascia a Comissão Nacional de Socorro aos Presos Políticos, que desempenhou um papel fundamental na denúncia da repressão fascista e no apoio às famílias dos antifascistas presos.
Rodrigo levantou-se por volta das 11 e telefonou à Tânia para a convidar a almoçar. Tânia aceitou, satisfeita. «Vou buscá-la à uma». Meteu-se no jacuzzi até sentir que o corpo começava a reagir. Saiu e espalhou pela cara uma espuma que lhe traziam da Suíça e barbeou-se com a nova Gillete Fusion de cinco lâminas. Rapidamente a cara se fez deserto, sem um único pelo. Fez uma massagem com um pouco de aloé e ervas tropicais que misturava conforme se sentia em cada manhã.