Moita reclama mais investimentos

Elevar a qualidade de vida das populações

A Câmara da Moita aprovou um conjunto de propostas a enviar aos órgãos competentes, com vista à sua inclusão no Plano de Investimentos e Despesas da Administração Central/Orçamento de Estado para 2010.

Linhas de intervenção mais activas e concretas

«O município tem desenvolvido todos os esforços para acompanhar o desenvolvimento sustentado da Área Metropolitana de Lisboa, elevando a qualidade de vida dos seus munícipes», salienta, em nota de imprensa, a autarquia CDU, recordando que os projectos estruturantes que «estão em desenvolvimento na Península de Setúbal» criam «necessidades objectivas às populações e suscitam linhas de intervenção mais activas e concretas que permitam a resolução de situações já anteriormente referenciadas e não resolvidas, face à persistentes discriminação negativa de que tem sido alvo a Moita». No documento dá-se ainda conta de que «as verbas atribuídas e respectivas percentagens têm diminuído drasticamente desde 2005», exceptuando os valores relacionados com a Escola Secundária da Moita.
A «instalação da GNR no antigo quartel dos Bombeiros Voluntários da Moita», a «construção do Centro de Saúde da Baixa da Banheira, com instalações adequadas ao número e características da população» e «o reforço do financiamento à construção e requalificação de escolas do 1.º ciclo do ensino básico e de salas do ensino pré-escolar», são as principais prioridades da Câmara da Moita para o próximo ano.
Na proposta de inclusão do PIDDAC consta ainda a «instalação de um posto da PSP na Freguesia do Vale da Amoreira», um «maior investimento na renovação de equipamentos de combate a incêndios da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários da Moita», a «construção do Pavilhão Gimno-Desportivo da Escola Secundária da Baixa da Banheira» e do «Pavilhão Gimno-Desportivo da Escola Básica 2,3 Fragata Tejo».
A autarquia CDU reivindica ainda a «recuperação da Capeça Seiscentista da Misericórdia de Alhos Vedros» e a «requalificação e reapetrechamento do Posto de Saúde de Alhos Vedros».

Investimentos estruturantes

Porque o desenvolvimento e os investimentos estruturantes que estão anunciados para a Península de Setúbal tornam pertinentes a consideração da sua complementaridade, dando corpo a uma incontornável comunicabilidade e mobilidade na região e nos concelhos que a integram, a autarquia CDU pretende ainda que seja feita a «Circular Regional Externa da Moita», o «Terminal fluvial de Alhos Vedros», a «Extensão à Moita do Metro Sul do Tejo», a «requalificação da Caldeira da Moita e manutenção dos canais navegáveis do concelho» e a «regularização do Rio da Moita».
De igual forma, será necessária a «construção do Parque Desportivo União e Cultural Banheirense», do «Complexo Desportivo do Clube Recreativo e Instrução de Alhos Vedros», da «Sede da Associação de Amizade Arroteense de Alhos Vedros» e do «Parque Desportivo do União Futebol Clube Moitense».
Relativamente ao desporto e tempos livres, pretende-se que seja incluída em PIDDAC a «Piscina Municipal da Moita», o «Centro de Treinos de Atletismo da Baixa da Banheira» e a «instalação de uma Delegação/Repartição de Finanças na Freguesia da Baixa da Banheira».


Mais artigos de: Nacional

Orçamento clientelista em Loures

A Câmara de Loures aprovou, com os votos contra da CDU, o Orçamento para 2010 e as Opções do Plano 2010-2013. Para os comunistas, este documento «não dá resposta aos problemas essenciais do concelho».

Meras intenções em Ponte de Lima

Acácio Pimenta, eleito da CDU na Assembleia Municipal de Ponte de Lima, frisou, há dias, que as Grandes Opções do Plano e Orçamento para o ano de 2010 não passam de «meras intenções» e de «propaganda da gestão do município», uma vez que «não tem em conta as preocupações das instituições representativas dos vários...

CDU defende «grande festival»

Os eleitos da CDU no Porto e Gaia propuseram, dia 22 de Dezembro, a realização, no Verão de 2010, de um «grande festival» no Rio Douro que substitua as corridas de aviões da Red Bull Air Race.Em conferência de imprensa, o vereador da CDU na Câmara do Porto, Rui Sá, defendeu que esse «grande festival» deveria integrar...

Solidariedade com a luta do povo palestiniano

Dezenas de pessoas manifestaram-se, domingo, frente à Embaixada de Israel, em Lisboa, em solidariedade com a luta do povo palestiniano. Esta iniciativa, que se realizou igualmente em centenas de outras cidades do planeta, visou assinalar o primeiro aniversário do ataque contra Gaza, um crime que originou a morte de mais...

Medidas urgentes

Na Região Autónoma da Madeira diversos concelhos foram fustigados pelas adversas condições meteorológicas registadas nos últimos dias. Face à dimensão dos estragos, a CDU exige a aplicação de «urgentes medidas» de apoio público às populações atingidas pelas calamidades, nomeadamente a aplicação do «Seguro Regional», que...

Um lutador pela causa da agricultura

Faleceu, no dia 23 de Dezembro, com 63 anos, Roberto Joaquim Mileu, da Direcção Nacional da Confederação Nacional da Agricultura (CNA). «É enorme a perda dos agricultores, da agricultura familiar e do nosso movimento associativo», salienta, em nota à comunicação social, a CNA, expressando «os mais sentidos pêsames à...