Virgílio Domingues na galeria Artur Bual

A arte maior atenta à comédia da vida

Manuel Augusto Araújo
Em toda a obra de Virgílio Domingues a prática artística não se exclui do devir da realidade nem da análise da sua finalidade social e ideológica. É esse o território onde ancoram as suas explorações estéticas e as incursões pela história de arte, observando a sua autonomia relativa mas ficando imune, embora não desatento, à rotatividade e efemeridade das modas artísticas, às obsolescências da arte que, quando se transforma num objectivo fechado em si-próprio, se torna descartável em enredos formalistas, o que obviamente recusa e lhe é estranho.

O artigo completo está disponível na edição impressa ou por assinatura on-line



Já é assinante ou comprou o Avante! esta semana?
Inicie sessão




Mais artigos de: Temas

Duas décadas após a desintegração da URSS

No momento da criminosa desintegração da URSS, consumada em 1991, a Ucrânia estava entre os dez países mais desenvolvidos do mundo. Isto, aliás, é reconhecido até pelos próprios nacionalistas burgueses.

Retratos de Cunhal

Na apresenção do livro Retratos de Álvaro Cunhal, das Edições Afrontamento, participaram Jerónimo de Sousa e António Borges Coelho, cujas intervenções a seguir transcrevemos.Jerónimo de SousaFomos convidados para produzir uma intervenção a pretexto desta obra da iniciativa da «Afrontamento» e da «Modo de Ler»,...