Solidariedade com a Venezuela

A convite do Partido Socialista Unido da Venezuela (PSUV), o PCP participou no Encontro Internacional de Partidos de Esquerda, que se realizou em Caracas, nos passados dias 19 e 20 de Novembro – encontro que antecipou a abertura dos trabalhos do I Congresso Extraordinário do PSUV.
No momento em que se assinalam cerca de dez anos sobre o início da Revolução bolivariana, o PCP teve a oportunidade de expressar as fraternais saudações dos comunistas portugueses ao PSUV, assim como a outras forças políticas - como o Partido Comunista Venezuelano – que erigem dia-a-dia esta Revolução. O PCP reafirmou ainda a sua solidariedade activa, firme e não de hoje, para com a América Latina, tão mais importante quando recrudescem as ameaças do imperialismo.
No Encontro, o PCP sublinhou a importância desta Revolução, assim como da Revolução cubana e de outros importantes processos progressistas na América Latina, para os trabalhadores e os povos, demonstrando que, num quadro desfavorável de correlação de forças ao nível mundial e face a enormes e sérios perigos, ameaças e dificuldades, são possíveis reais desenvolvimentos da luta progressista e mesmo revolucionária, que apontam como alternativa o socialismo.
No Encontro foi amplamente denunciado que face ao aprofundamento da crise do capitalismo – cujo carácter estrutural e sistémico é cada vez mais evidente -, o imperialismo ensaia uma perigosa «fuga em frente». A par de uma nova onda de exploração e de concentração do capital, o imperialismo projecta o militarismo, criando novas frentes de ingerência e de desestabilização, consolidando a NATO e fortalecendo a militarização da União Europeia.
Neste quadro, o Encontro apontou como prioridade e linha fundamental de intervenção a luta pela paz, contra a guerra, contra a IV Frota e as bases militares dos EUA - nomeadamente as agora instaladas na Colômbia que representam uma ameaça para toda a América Latina -, contra a NATO, a solidariedade com os povos que resistem à ocupação e agressão imperialista, o que exige e coloca como uma necessidade o fortalecimento e alargamento da frente anti-imperialista.
No encontro foram apresentadas propostas no sentido de avançar e de examinar caminhos que levem a uma maior e regular cooperação e coordenação entre as forças de esquerda e progressistas.
O PCP esteve representado no Encontro por Pedro Guerreiro, membro do Comité Central e da Secção Internacional.


Mais artigos de: Internacional

Honduras nas mãos do Lobo

Numa jornada marcada pela repressão e pelo boicote popular, o governo golpista das Honduras fez eleger um dos seus para a presidência do país. Com pouco mais de 60 por cento dos votos contados, Porfirio Lobo foi declarado vencedor. Os EUA elogiaram o «exercício democrático».

Dubai admite bancarrota

O Banco Central dos Emirados Árabes Unidos anunciou, domingo, que vai emprestar dinheiro às entidades financeiras nacionais e estrangeiras sediadas no Dubai. A decisão surge depois de as autoridades do Emirado terem admitido a bancarrota.

Documento alterado

Os EUA alteraram o conteúdo de um documento oficial da Força Aérea com o objectivo de esconderem as intenções belicistas do acordo subscrito a 30 de Outubro último com a Colômbia. Segundo a investigadora Eva Golinger, o documento original datado de Maio deste ano admitia que uma das sete bases militares, Palanquero,...

Mujica eleito presidente

O candidato da Frente Ampla ganhou as eleições presidenciais no Uruguai. Com cerca de 96,56 por cento dos votos apurados, a comissão eleitoral do país declarou José Mujica vencedor do escrutínio, com 52,99 por cento dos votos.De acordo com os dados preliminares divulgados durante o dia de segunda-feira, Mujica garantia...

Morales denuncia ingerência

A poucos dias das eleições gerais, o presidente da Bolívia e candidato a um novo mandato acusou a Comissão Nacional de Eleições de «jogo sujo» e denunciou que o órgão se encontra dominado pelos interesses norte-americanos. Evo Morales contesta que sobre quase 500 mil cidadãos recaia o possível impedimento de votar nas...

Comunistas de todo o mundo reuniram em Nova Deli

A capital da Índia, Nova Deli, acolheu nos passados dias 20, 21 e 22 de Novembro o 11.º Encontro Internacional de Partidos Comunistas e Operários, recebido e organizado pelo Partido Comunista da Índia (Marxista) e pelo Partido Comunista da Índia.Os 89 participantes, representando 57 Partidos Comunistas e Operários de 48...