Abu-Jamal cidadão de Paris

A Câmara Municipal de Paris, capital da França, nomeou, no sábado passado, o norte-americano Mumia Abu-Jamal cidadão honorário da cidade.
O jornalista agradeceu a distinção concedida, em mensagem gravada a partir do «corredor da morte», e exortou o povo francês pela abolição da pena de morte em 1981.
Abu-Jamal, activista dos direitos cívicos nos EUA e membro da organização «Panteras Negras», foi condenado à morte em 1982 por alegadamente ter baleado um polícia, facto que nunca ficou provado de forma concludente, tendo mesmo sido levantada a hipótese de se tratar de uma fraude judicial orquestrada para aniquilar a sua incómoda acção.
Desde então aguarda execução num estabelecimento prisional norte-americano, o que tem sido sucessivamente adiado, fruto dos processos interpostos pela defesa e da expressão de solidariedade manifestada por organizações em todo o mundo.
Com este acto a edilidade parisiense pretende chamar a atenção para a continuada utilização da pena capital no mundo e, ao mesmo tempo, destacar a resistência de diversas personalidades, associações e movimentos na luta contra a sua aplicação.
A atribuição deste honor é considerado um acto excepcional, de tal forma que o último a ser contemplado foi o pintor espanhol Pablo Picasso, em 1971.


Mais artigos de: Aconteceu

Nobel para Coetzee

O escritor sul-africano John Mawell (J.M.) Coetzee, de 58 anos, foi galardoado com o Nobel da Literatura deste ano, tornando-se o segundo romancista do país a receber o prémio, depois de Nadine Gordimer em 1991.O anuncio foi feito em Estocolmo, na quinta-feira, pelo porta-voz da academia sueca, entidade responsável pela...

Sem urgências

Os médicos do serviço de pediatria do Hospital de Santa Maria (HSM), em Lisboa, manifestaram-se, quarta-feira da semana passada, em comunicado, contra as alterações ao horário e local de funcionamento das urgências pediátricas na cidade, impostas pela Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo...

Almada evoca Bento Gonçalves

Centenas de pessoas compareceram, sábado, na sessão de abertura da semana de homenagem a Bento Gonçalves, primeiro secretário-geral do PCP, realizada na Praça da Liberdade, em Almada.Para além de representantes da administração e dos órgãos dos trabalhadores do Arsenal do Alfeite, estiveram presentes Jorge Pires, membro...

Cocaína dá à costa

A Polícia Marítima e a Brigada Fiscal da GNR apreenderam, desde a semana passada, cerca de meia tonelada de cocaína na orla costeira entre Tróia e o porto de Sines.A droga começou a dar à costa na tarde de quarta-feira, exigindo a mobilização de cerca de uma centena de agentes auxiliados por sete embarcações.Ainda por...