«Golfinhos de Gibraltar» apresentado na SFUAP

A Sociedade Filarmónica União Artística Piedense (SFUAP) acolhe, no dia 31 de Outubro, às 16 horas, no Ginásio-Cine, a apresentação do novo livro de José Freitas: «Golfinho de Gibraltar - Memórias». Esta obra - com o prefácio de Homero Serpa, jornalista, escritor e cronista - conta-nos histórias que atravessam muitas gerações e narram acontecimentos da vida do escritor.
Ali, o autor, com 77 anos, técnico de natação da SFUAP, relata, através da sua vivência de cidadão, um conjunto de factos que permitem entender melhor os progressos da prática da natação desportiva nos últimos 50 anos. Tem ainda como objectivo, através de ilustrações, rever como se processavam as competições no passado e partilhar as situações que viveu.
Na primeira parte, o livro aborda de forma muito particular o trajecto da vida familiar de José Freitas e lembra o seu amigo Baptista Pereira, grande nadador de longas distâncias que lhe incentivou o gosto pela modalidade. Narra ainda situações vividas em treinos e provas realizadas nos rios Tejo, Douro, Sado e Ria de Aveiro, entre outras memórias.
Regista, de igual forma, opiniões e crónicas de alguns jornalistas, escritas sobre competições e treinos, onde, como não podia deixar de ser, é relatado em pormenor o feito alcançado na travessia do Estreito de Gibraltar que o autor percorreu, conseguindo uma marca que prevaleceu como melhor tempo mundial durante 46 anos (1962-2008).
Na última parte da obra, como um salto no tempo, o escritor fala da sua experiência como treinador nacional e olímpico, com notas registadas ao longo de muitos anos, acontecimentos que marcaram, explicam e determinam a evolução da modalidade, em que fala dos nadadores (que formou e orientou ao longo de 50 anos no Belenenses e na SFUAP), que tanta alegria deram não só a si mas também à Freguesia da Cova da Piedade e ao concelho de Almada, onde se mantém como treinador há 41 anos.


Mais artigos de: Nacional

PS fragiliza relações de trabalho

O Executivo PS acabou, na última legislatura, com os estágios remunerados e implementou Bolonha, elitizando o acesso aos estágios. A JCP reclama, em oposição às medidas do Governo, direitos e medidas implícitas na Constituição da República.

MUSP alerta para privatização de serviços

O Movimento de Utentes dos Serviços Públicos (MUSP), aproveitando o início do novo ciclo político, alertou para a necessidade de deixar de parte as «erradas» políticas dos sucessivos governos e desenvolver outras «que tenham em consideração os direitos dos trabalhadores e utentes dos serviços públicos».«Para promover o...

Situações de emergência salvaguardadas

A Câmara de Setúbal mostrou, há dias, os equipamentos adquiridos pela autarquia para fazer face a situações de emergência no centro histórico da cidade, no âmbito de uma candidatura comunitária no valor global de 600 mil euros.Uma viatura de bombeiros, dois botes, tendas insufláveis multiusos, megafones e aparelhos de...

«Pela Paz no Sahara»

O Conselho Português para a Paz e Cooperação está a desenvolver, até ao dia 5 de Dezembro, uma campanha denominada «Pela Paz no Sahara», que tem como objectivo a recolha de medicamentos (fluor, vitaminas e Ben-U-Ron) que serão entregues nos acampamentos de refugiados no Sul da Argélia. Para além do CPPC, esta iniciativa...

Poluição no Funchal

A CDU da Madeira alertou, anteontem, em nota de imprensa, para descargas de terras e entulhos junto ao mar, na área frontal às instalações da empresa Cimentos Madeira. Estas descargas de resíduos com impactos poluentes bem visíveis na orla costeira do concelho estão, segundo a Coligação Democrática, «associadas à...

Outras correcções

Ainda no seguimento das eleições autárquicas de 11 de Outubro, constatamos que na Freguesia de Vilar de Mouros, Caminha, distrito de Viana do Castelo, a CDU perdeu por dois votos. Por outro lado, a Freguesia de Real é de Penalva do Castelo, distrito de Viseu, e não de Aveiro.