Combate à mortalidade infantil

Com cerca de 40 mil milhões de dólares anuais, menos de metade do orçamento gasto com a compra de água engarrafada no mundo, é possível reduzir significativamente a taxa de mortalidade infantil no planeta, afirma um estudo divulgado esta segunda-feira, 5, pela organização Save The Children.
Anualmente, no mundo, morrem dois milhões de crianças no primeiro dia de vida e nove milhões não chegam à idade de cinco anos, refere aquela organização humanitária, citada pela Lusa, que esta semana lançou uma campanha mundial para combater o flagelo.
«Não há verdadeiramente uma pressão sobre os governos para agir [sobre a mortalidade infantil] porque normalmente se pensa que é muito oneroso», sublinha a Save The Children, para quem medidas simples e de baixo custo permitiriam reduzir as taxas de mortalidade em 70 por cento. Isso mesmo revela o resultado de um inquérito levado a cabo pela organização nos países desenvolvidos e economias emergentes, em que 48 por cento das pessoas interrogadas estimam que atacar a mortalidade infantil custaria menos de 40 mil milhões de dólares anuais e 68 por cento pensam que é possível agir.
Segundo os dados da Unicef, a taxa de mortalidade dos menores de cinco anos baixou mundialmente entre 1990 e 2008, registando-se uma quebra de 28 por cento.
Em 1990 registavam-se 90 mortes por 1000 nados vivos, valor que passou para 65 mortes por 1000 em 2008.
Quanto a Portugal, segundo estatísticas recentemente divulgadas em Bruxelas, a taxa de mortalidade infantil passou de 64,9 mortes por mil nascimentos em 1965 para 3,4 em 2007.


Mais artigos de: Internacional

Banco Mundial promete reformas

O Banco Mundial (BM) diz estar disposto a fazer «reformas» e a ser mais «transparente» para convencer os estados-membros a reforçar o capital da instituição.

Crimes de guerra em Gaza

O recurso ao Conselho de Segurança e ao TPI permitiria exigir a Israel mais informações sobre os incidentes apurados pela missão conduzida pelo juiz Goldstone.

Expectativa nas Honduras

Uma missão de ministros de países da Organização de Estados Americanos (OEA) era esperada a 7 de Outubro em Tegucigalpa, para tentar encontrar uma solução negociada para a crise criada nas Honduras com o golpe de Estado que afastou Manuel Zelaya da presidência do país em 28 de Junho. À hora de fecho desta edição...

60 anos da revolução chinesa

O Comité Central do PCP enviou, no dia 30 de Setembro, ao Comité Central do Partido Comunista da China, uma saudação, que aqui publicamos.«Queridos camaradas, por ocasião do 60.º aniversário da histórica data de 1 de Outubro de 1949 que assinala o triunfo da revolução chinesa, importante marco no século XX da luta dos...

Irão aceita inspecção da ONU, mas EUA insistem nas ameaças

O director-geral da Agência Internacional da Energia Atómica (AIEA), Mohamed ElBaradei, anunciou no domingo, em Teerão, que a agência da ONU inicia no próximo dia 25 uma inspecção ao segundo complexo iraniano de enriquecimento de urânio, situado perto de Qom (arredores de Teerão).Em conferência de imprensa realizada um...