Saudação do Comité Central do PCP

60 anos da revolução chinesa

O Comité Central do PCP enviou, no dia 30 de Setembro, ao Comité Central do Partido Comunista da China, uma saudação, que aqui publicamos.
«Queridos camaradas, por ocasião do 60.º aniversário da histórica data de 1 de Outubro de 1949 que assinala o triunfo da revolução chinesa, importante marco no século XX da luta dos trabalhadores e dos povos de todo o mundo pela sua emancipação nacional e social, transmitimo-vos as calorosas felicitações e as melhores saudações dos comunistas portugueses.
«A longa e heróica luta conduzida pelo Partido Comunista da China pela supressão do jugo feudal, da exploração capitalista, de humilhantes imposições imperialistas e da cruel ocupação japonesa, que culminou com a proclamação da República Popular da China constitui um importante marco na história do movimento comunista e revolucionário mundial que complexos desenvolvimentos ulteriores não apagam nem diminuem.
«A República Popular da China, com o seu original caminho de desenvolvimento e o seu crescente peso nas relações internacionais, representa muito para o mundo.
«No momento em que os comunistas e o povo chinês celebram o 60.º aniversário da sua revolução libertadora desejamos ao Partido Comunista da China e ao povo chinês os melhores sucessos na solução dos complexos problemas de edificação de uma nova sociedade no interesse dos ideais do progresso social, da paz e do socialismo.»


Mais artigos de: Internacional

Banco Mundial promete reformas

O Banco Mundial (BM) diz estar disposto a fazer «reformas» e a ser mais «transparente» para convencer os estados-membros a reforçar o capital da instituição.

Crimes de guerra em Gaza

O recurso ao Conselho de Segurança e ao TPI permitiria exigir a Israel mais informações sobre os incidentes apurados pela missão conduzida pelo juiz Goldstone.

Expectativa nas Honduras

Uma missão de ministros de países da Organização de Estados Americanos (OEA) era esperada a 7 de Outubro em Tegucigalpa, para tentar encontrar uma solução negociada para a crise criada nas Honduras com o golpe de Estado que afastou Manuel Zelaya da presidência do país em 28 de Junho. À hora de fecho desta edição...

Irão aceita inspecção da ONU, mas EUA insistem nas ameaças

O director-geral da Agência Internacional da Energia Atómica (AIEA), Mohamed ElBaradei, anunciou no domingo, em Teerão, que a agência da ONU inicia no próximo dia 25 uma inspecção ao segundo complexo iraniano de enriquecimento de urânio, situado perto de Qom (arredores de Teerão).Em conferência de imprensa realizada um...

Combate à mortalidade infantil

Com cerca de 40 mil milhões de dólares anuais, menos de metade do orçamento gasto com a compra de água engarrafada no mundo, é possível reduzir significativamente a taxa de mortalidade infantil no planeta, afirma um estudo divulgado esta segunda-feira, 5, pela organização Save The Children.Anualmente, no mundo, morrem...