Itália perdoa delitos fiscais

O senado italiano aprovou, dia 23, uma amnistia para crimes fiscais e económicos, que na prática permite a lavagem de dinheiro com as mais variadas origens ilícitas mediante o pagamento de uma módica multa de cinco por cento dos capitais emergidos.
O perdão abrange desde facturas falsas, contabilidade fictícia, destruição de documentos, ocultação e evasão de capitais, entre outros crimes. Os seus autores não serão perseguidos e poderão utilizar legitimamente no seu país os proveitos ilegais.
A medida foi criticada no parlamento pela oposição que acusou o governo de Berlusconi de favorecer «os mafiosos e evasores», tendo abandonado a sala em sinal de protesto.


Mais artigos de: Europa

Centro esvazia-se

Os dois maiores partidos alemães voltaram a recuar nas eleições legislativas de domingo, 27, obtendo os piores resultados da sua história.

Referendo abusivo

Amanhã o povo irlandês volta a ser chamado a pronunciar-se sobre o tratado de Lisboa, por via de um referendo que a Constituição do país obriga. A resposta nesse referendo é uma oportunidade única para tentar travar esta ofensiva, já que mais nenhum povo europeu foi ouvido na ratificação deste tratado, e a sua...