SETÚBAL

Negócio duvidoso

Em requerimento apresentado na Assembleia da República pelo deputado Bruno Dias, o grupo parlamentar do PCP quer saber por que razão o Governo pretende entregar à gestão privada as pedreiras da Ferbritas, empresa actualmente ligada à Refer. O grupo parlamentar comunista tomou ainda conhecimento de que a alienação foi realizada à Tecnovia, empresa que integra o universo do Grupo Espírito Santo.
Para o PCP, a alienação das pedreiras é uma decisão «errada», já que se trata de uma «área de importância evidente para a actividade» da Refer e da Ferbritas, ao nível da construção e manutenção das infra-estruturas rodoviárias. Os comunistas salientam ainda que uma das pedreias em causa «está no centro do troço de alta velocidade entre o Poceirão e o Caia». Esta é, acrescenta-se, a «única pedreira de balastro granítico com ligação ferroviária na região, sendo esta matéria-prima indispensável para as futuras obras da alta velocidade». Curioso, ou talvez não, é que o Grupo Espírito Santo é uma das entidades envolvidas nos concursos públicos para as obras mencionadas.
O grupo parlamentar do PCP colocou já esta questão ao ministro das Obras Públicas, que tutela as empresas em causa, numa reunião recente da comissão parlamentar, mas não obteve resposta.


Mais artigos de: Breves PCP

Crise para os trabalhadores

A Comissão Concelhia de Santa Maria da Feira do PCP está preocupada com a degradação social em «inúmeras empresas do concelho, sobretudo no sector corticeiro». Sucedem-se os encerramentos, as falências, a destruição de centenas de postos de trabalho e o aumento galopante do desemprego, constatam os comunistas. A situação...

<i>Em Movimento</i>

Está já em distribuição a edição de Julho de Em Movimento, jornal editado pela organização do PCP na Emigração. Neste número, os comunistas fazem um balanço da actividade do grupo parlamentar comunista na Assembleia da República sobre os problemas mais sentidos pelos emigrantes portugueses. É também apresentada a lista...