Colômbia

Milhões de crianças são obrigadas a trabalhar devido à pobreza e ao conflito armado no país. Assinalando o Dia Internacional contra o Trabalho e a Exploração Infantil, a Central Unitária dos Trabalhadores da Colômbia estimou em mais de 1600 mil o número de menores entre os 5 e os 17 anos que laboram. Os números da estrutura sindical diferem das as estatísticas oficiais, que indicam787 mil crianças forçadas a trabalhar, e com os dados da Organização Mundial do Trabalho, que admite pouco mais de 840 mil.
«Na Colômbia, o trabalho infantil é produto da pobreza e da falta de emprego para os adultos, situação agravada pelo conflito armado», disse Jorge Albín, da CUT, ouvido pela AFP e citado no rebelion.org. A violência e a consequente deslocação forçada de populações inteiras tem como consequência a mendicidade infantil ou a obrigatoriedade das crianças trabalharem, precisou.


Mais artigos de: Breves Intenacional

Haiti

A maioria da população não compareceu às urnas durante a segunda fase das eleições legislativas no país. Cerca de 4,6 milhões de haitianos estavam habilitados a votar na consulta realizada, domingo passado, em 11 dos 22 distritos do país, mas de acordo com testemunhos locais citados pela EFE, a taxa de participação ainda...