Polícias manifestam-se dia 21

Foi convocada pelos nove sindicatos da PSP uma manifestação nacional, em Lisboa, para a próxima quinta-feira, dia 21. Entre outras matérias, os polícias vão protestar contra o estatuto profissional que o Governo PS lhes pretende impor.
Inicialmente convocada pela Associação Sindical dos Profissionais de Polícia (ASPP/PSP), a manifestação teve o apoio das restantes estruturas, na reunião de representantes sindicais ocorrida no dia 7.
Em declarações à Lusa, o presidente da ASPP/PSP, Paulo Rodrigues, referiu que o estatuto profissional que o Governo pretende impor afastará ainda mais as pessoas da Polícia. Além do estatuto, os sindicatos também pretendem negociar o regime de pré-aposentação, os vínculos, as carreiras, as remunerações, o índice remuneratório, a avaliação de desempenho e a integração dos familiares directos no sistema de saúde destes trabalhadores.
Os sindicatos também pretendem forçar o Ministério da Administração Interna a negociar, pois 15 de Abril foi a data da última reunião e, até agora, as estruturas sindicais não foram convocadas para mais nenhuma.


Mais artigos de: Trabalhadores

Enfermeiros exigem carreiras dignas

Mais de dois mil enfermeiros desfilaram em protesto, do Ministério da Saúde à residência oficial de José Sócrates, em Lisboa, anteontem, dia em que a quase totalidade da classe aderiu à greve nacional.

Adesão quase total no <i>Marriott</i>

Por actualizações salariais justas e contra a ameaça de despedimentos, 98 por cento dos trabalhadores do hotel Marriott, em Lisboa, cumpriram uma greve, dia 8, e já agendaram outra para dia 18.

Carta aberta ao primeiro-ministro

A Plataforma Sindical de Professores divulgou, dia 12, uma «Carta aberta ao primeiro-ministro» onde anuncia o início de um novo processo de lutas contra a política do Ministério da Educação.Na carta, os sindicatos responsabilizam as políticas do Governo PS pela entrada «em rota de colisão com os professores, provocando...

Luta na <i>Iberlim</i> pelos salários

Mais de 85 por cento dos cerca de 600 trabalhadores da empresa de limpezas industriais, Iberlim, do Grupo Trivalor, cumpriram uma greve de 24 horas, dia 8, sentida principalmente em estabelecimentos hospitalares, convocada pelo Sindicato dos Trabalhadores de Actividades Diversas, STAD/CGTP-IN. No dia da luta, dezenas de...