Pedro Guerreiro visita Guarda

Em visita ao distrito da Guarda no dia 9 de Abril, o deputado comunista no Parlamento Europeu, Pedro Guerreiro, esteve reunido com a comissão sindical da empresa Dura, de quem ouviu denúncias de abusos na aplicação do lay-off, o que se soma à intensificação dos ritmos de trabalho nas linhas de produção. Esta situação, afirmaram os sindicalistas, com a concordância da delegação comunista, exigiria uma intervenção rigorosa da Autoridade para as Condições de Trabalho, o que não aconteceu.
No contacto com os trabalhadores da Delphi, o deputado comunista tomou contacto com a situação daquela empresa, onde quase todos os trabalhadores precários foram despedidos e aumentam as preocupações com a falta de encomendas. Algumas linhas de produção estão activas não ocupando a maioria do pessoal, estando os restantes trabalhadores a desfazer cabos para recuperar o cobre. Apesar disso, a empresa mantém os elevadíssimos ritmos de trabalho nas linhas.
Pedro Guerreiro visitou ainda a Adega Cooperativa de Pinhel. Os produtores de vinho não recebem o preço justo pelo produto, não conseguindo, assim, custear a produção e garantir o seu rendimento. Metade dos dois mil sócios da Adega Cooperativa auferem reformas de aproximadamente 200 euros, o que revela a grande importância da produção vitivinícola para complementar o baixo rendimento das famílias.


Mais artigos de: PCP

Unidade para alcançar vitórias

Num momento em que muitas empresas procuram aproveitar-se da crise para aumentar a exploração, o PCP apela aos trabalhadores para que se mantenham unidos em defesa dos seus direitos.