Porto

Ilda Figueiredo contra privatização da saúde

A CDU promoveu, dia 31 de Março, no Auditório da Junta de Freguesia de Aldoar, no Porto, uma sessão pública sobre «A União Europeia e a degradação dos serviços de saúde, dificuldades e perspectivas».
Nesta sessão esteve presente Ilda Figueiredo, deputada no Parlamento Europeu (PE), que falou da situação do Serviço Nacional de Saúde, bem como o impacto das medidas legislativas em discussão no PE, nomeadamente a Directiva sobre «direitos dos doentes em matéria de cuidados de saúde transfronteiriços». A deputada do PCP descreveu esta proposta como ofensiva ao principio de que «cada país tem o direito de definir o sistema de saúde que quer», consistindo, a iniciativa em discussão no PE, numa clara criação dum «mercado europeu» para a área da saúde, sobrepondo-se, textualmente, ao serviço público necessário em cada país.
Na sala, salientou-se ainda, entre outros temas, o ataque aos serviços públicos, com particular incidência contra o Serviço Nacional de Saúde, um favorecimento à «criação de mercados» para os serviços privados.

Madeira
Resort em Reserva Natural

Os comunistas da Madeira solicitaram aos deputados da CDU no Parlamento Europeu (PE) que fossem colocadas algumas questões à Comissão Europeia no que concerne ao projecto «Quinta do Lorde», actualmente em construção na zona da Ponta de São Lourenço, na Freguesia do Caniçal, concelho de Machico.
Este empreendimento, que conta com investimentos que dizem ser apoiados por programas comunitários, comportará 100 apartamentos, 30 moradias e um hotel, totalizando 700 camas, cuja implantação nasceu numa área sujeita a fortes condicionamentos condicionamentos por razões de ordem ambiental. «De facto, este resort está a ser construído em plena zona de Reserva Natural, sem autorização por parte do Parque Natural da Madeira», denuncia, em pergunta escrita, Ilda Figueiredo, deputada do PCP no PE. Nesse sentido, «solicito à Comissão Europeia que me informe se foi solicitado qualquer apoio financeiro comunitário para o referido projecto, incluindo os montantes e os fundamentos sustentados».


Mais artigos de: Nacional

Economia e comunicação social em debate

A Comissão Promotora do abaixo-assinado «Pela Liberdade, pela Democracia, por Abril» está a promover, na Casa do Alentejo, em Lisboa, um conjunto de iniciativas com vista a assinalar o 35.º aniversário do 25 de Abril.

CDU faz falta a Bragança

José Castro e José Brinquete são, respectivamente, os cabeças de lista da CDU para a Câmara e Assembleia Municipal de Bragança. Lídio Correia é o mandatário da coligação. A cerimónia de apresentação das candidaturas foi feita, dia 7 de Abril, na zona histórica da cidade.

A alternativa para os Açores

Com o objectivo de preparar as eleições europeias, legislativas e autárquicas, e discutir as principais orientações políticas com que a CDU se apresentará ao eleitorado, dirigentes e activistas dos Açores estiveram, dia 4 de Abril, reunidos no Auditório do Museu de Angra.Ali, foi aprovado um manifesto onde se denuncia as...

Sesimbra apresenta candidatos

A Comissão Concelhia de Sesimbra do PCP e a Comissão Eleitoral da CDU anunciaram, dia 7 de Abril, os cabeças de lista aos órgãos autárquicos do concelho. Augusto Manuel Neto Carapinha Pólvora e Joaquina Odete Martins da Graça serão, respectivamente, os primeiros candidatos à Câmara e Assembleia Municipal de Sesimbra. Já...

CDU confiante para reforçar

A CDU entregou segunda-feira no Tribunal Constitucional a lista de candidatos às eleições para o Parlamento Europeu. Foi a primeira força a fazê-lo e afirmou-se confiante, trabalhando para ganhar mais votos e mais deputados.

Marcha parte do Saldanha

Está definido o percurso e começaram a ser distribuídos os materiais de propaganda e mobilização para a grande marcha de 23 de Maio.«Contra a crise, a exploração, o desemprego, a corrupção e as injustiças, afirmar-se-á nas ruas de Lisboa a indignação e o protesto, a exigência de ruptura e mudança, de uma nova política e...