Pessoas com deficiência

Assinalando o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência (3 de Dezembro), o PCP salienta que, «mais do que declarações de circunstância, o que se impõe é rigor e verdade quanto às consequências das políticas de direita no agravamento das situações de vulnerabilidade económica e social, de pobreza e exclusão social, especialmente agravadas pelo desemprego, pelos baixos salários e pela fragilização dos sistemas públicos de Segurança Social, de Saúde e Ensino». Tais consequências «expressam-se na elevada taxa de sinistralidade laboral», enquanto «o Governo responde privilegiando os interesses económicos das seguradoras, em vez de zelar pelo reforço da protecção social dos acidentados de trabalho».
Numa nota, divulgada anteontem, a Comissão do PCP para a Área da Deficiência «saúda as pessoas com deficiência e as suas associações representativas que, em condições difíceis, não desistem de lutar contra as injustiças sociais e a acentuação das discriminações específicas a que estão sujeitas, ao arrepio dos direitos constitucionalmente expressos».


Mais artigos de: Nacional

Escolas paradas

A greve de ontem, provavelmente a maior de sempre da classe docente, constitui um momento alto da luta dos professores, pela valorização e dignificação da profissão e em defesa da escola pública.

Os accionistas que acudam ao <i>BPP</i>

O PCP pronunciou-se anteontem contra a intervenção do Estado no Banco Privado Português, reagindo a notícias sobre tal hipótese, que envolveria o Banco de Portugal e a direcção-geral do Tesouro e Finanças, bem como um conjunto de seis bancos, entre os quais a Caixa Geral de Depósitos.Como o BPP é «um banco que se limita...

DVD na próxima semana

No dia 11, quinta-feira, quando passam dez anos sobre a cerimónia de atribuição do Prémio Nobel da Literatura a José Saramago, o PCP e as Edições Avante! lançam um DVD de homenagem, que poderá ser adquirido, com o próximo número do Avante!, pelo valor de cinco euros.

Faleceu Rosa Almeida

Apesar do socorro pronto das equipas de saúde, no local, e da equipa da emergência médica, a camarada Rosa Maria Canhoto Matos de Almeida, enfermeira aposentada, faleceu no domingo, acometida de doença súbita, quando assistia, como convidada, aos trabalhos do 18.º Congresso do Partido. Natural de Montemor-o-Novo, com 67...