Açores e da Madeira merecem mais!

Rejeitada modernização das frotas de pesca

A maioria dos deputados da Comissão das Pescas do Parlamento Europeu (PE) rejeitou uma proposta do PCP de apoio à renovação e modernização das frotas de pesca nos Açores e na Madeira.

É necessário tomar novas medidas

Esta proposta, apresentada por Pedro Guerreiro, defendia apoios à renovação e modernização das frotas de pesca nos Açores e na Madeira, deixando de estar condicionados por limites temporais.
«No entanto, incompreensivelmente, este não foi o entendimento da maioria dos deputados da Comissão de Pescas do PE que apenas propõem a prorrogação das ajudas públicas à renovação das frotas das Regiões Ultraperiféricas até 2009 e a possibilidade do registo dessas embarcações até 2011, rejeitando as propostas apresentadas pelo PCP que permitiam a ajuda pública à renovação e modernização das frotas de pesca destas regiões sem condicionamentos temporais e conforme as necessidades que se impõem ao sector», afirma uma nota do Gabinete de Imprensa dos Deputados do PCP ao PE.
No documento, recorda-se ainda que «o alargamento dos prazos para as ajudas públicas à renovação e para o registo de embarcações» se deveu à firme posição dos deputados do PCP no PE.
Os comunistas fizeram aprovar uma proposta que exige a avaliação e as necessárias adaptações ao presente regulamento até ao final do período agora aprovado, em função da evolução das necessidades socio-económicas das regiões em causa.
«É necessário tomar novas medidas, não sujeitas a critérios de transitoriedade nem a evoluções conjunturais ou artificiais de riqueza, que promovam o desenvolvimento socio-económico das Regiões Ultraperiféricas (RUP), nomeadamente do sector das pescas», defendem os comunistas, lembrando que continuam a ser necessários «novos meios para a renovação e modernização das frotas de pesca», nomeadamente da artesanal.
«Respeitando os limites específicos de referência de capacidades de pesca definidos para cada uma destas regiões, não só é necessário prorrogar o prazo da entrada de embarcações que tenham beneficiado de ajudas públicas para a modernização, como proposto pela Comissão Europeia e a Comissão das Pescas do PE, como é necessário assegurar a possibilidade de ajudas públicas à renovação e à modernização da frotas dos Açores e da Madeira, em especial para a frota artesanal, sem sujeição a limites temporais», acentuam os deputados do PCP.


Mais artigos de: Nacional

Incertezas na <i>Moderna</i>

A JCP está «solidária» com os estudantes da Universidade Moderna que vivem uma «gravíssima situação de incerteza» quanto ao seu futuro, face ao encerramento compulsivo desta instituição.

URAP defende requalificação do Forte de Peniche

A União dos Resistentes Antifascistas Portugueses (URAP) reafirmou, na passada semana, o seu apoio à valorização e requalificação da Fortaleza de Peniche. Em nota de imprensa, a propósito das últimas notícias sobre a instalação naquele lugar de uma pousada, a URAP recorda que se encontra em fase de concretização um...

O Escritor deste Povo

A morte de Dias de Melo, embora não tivesse sido um acontecimento de todo inesperado para quem acompanhou a evolução do seu estado de saúde nos últimos tempos, criou um vazio muito grande na vida intelectual dos Açores. De facto, Dias de Melo não só era um escritor consagrado, com vasta obra publicada, como era,...

Noticias, absurdos, memória e perigos

Saíram nestas últimas semanas duas notícias com grande destaque na comunicação social, saber: a venda de imóveis (segundo algumas notícias à volta de 160) afectos ao Ministério da Defesa e a recolocação da venda de dez F16.Sobre a venda dos F16, e pondo de lado que foi o PCP quem lançou tal proposta, a questão é porque...

JCP contesta obstáculos<br>às listas de estudantes

A organização do Ensino Superior de Lisboa, da JCP, que já tinha protestado contra a escassa representação dos estudantes no Conselho Geral da Universidade clássica (apenas quatro representantes, enquanto seis empresas têm assento no órgão após cooptação), insurgiu-se agora contra o «mar de dificuldades» colocadas a quem...

Água de todos

O encontro nacional «Água é de todos, não o negócio de alguns» realiza-se este sábado, a partir das 14 horas, no Museu da Água, em Lisboa. Será apresentada uma campanha nacional, com aquele lema, e estão anunciadas intervenções das várias organizações que integram o movimento contra a privatização e por uma gestão...