Cinema na Voz do Operário
O cinema regressou à Voz do Operário com um ciclo intitulado «As Dores do Crescimento – Escola, Família e Sociedade».
Um total de oito filmes, exibidos ao sábado, em sessão dupla, às 16h30 e às 18h30, no Auditório João Hogan. No sábado, dia 11, duas propostas: um filme italiano, de Vittorio de Sica, e um português, de Solveig Nordlund, com o primeiro a dar destaque à estadia num reformatório de dois jovens de famílias desfavorecidas que se envolvem num jogo de vigarices e o segundo a revelar a miséria escondida na Ilha da Madeira, a pedofilia e a mendicidade dos miúdos da rua.
Para o dia 18 de Outubro estão programadas mais duas películas. Stephen Frears traz-nos a visão de uma criança irlandesa de sete anos, filha de operários católicos emigrados em Liverpool, na depressão dos anos 30, que experimenta a miséria do desemprego familiar. Sidney Lumet, por sua vez, aborda a passagem à adolescência de um jovem num cenário de errância dos pais, forçados à clandestinidade.
Para o último dia do ciclo mais duas propostas, de Nicholas Philibert e de Francis Ford Coppola. A primeira sobre a educação numa escola do meio rural. A segunda retoma o tema da marginalidade juvenil.
Um total de oito filmes, exibidos ao sábado, em sessão dupla, às 16h30 e às 18h30, no Auditório João Hogan. No sábado, dia 11, duas propostas: um filme italiano, de Vittorio de Sica, e um português, de Solveig Nordlund, com o primeiro a dar destaque à estadia num reformatório de dois jovens de famílias desfavorecidas que se envolvem num jogo de vigarices e o segundo a revelar a miséria escondida na Ilha da Madeira, a pedofilia e a mendicidade dos miúdos da rua.
Para o dia 18 de Outubro estão programadas mais duas películas. Stephen Frears traz-nos a visão de uma criança irlandesa de sete anos, filha de operários católicos emigrados em Liverpool, na depressão dos anos 30, que experimenta a miséria do desemprego familiar. Sidney Lumet, por sua vez, aborda a passagem à adolescência de um jovem num cenário de errância dos pais, forçados à clandestinidade.
Para o último dia do ciclo mais duas propostas, de Nicholas Philibert e de Francis Ford Coppola. A primeira sobre a educação numa escola do meio rural. A segunda retoma o tema da marginalidade juvenil.