Gondomar precisa da CDU

Mais e melhores transportes públicos!

A CDU está a promover, até ao final do ano, uma campanha em defesa de «Mais e melhores transportes públicos para Gondomar.

Esta situação afecta a mobilidade das populações

De entre os vários problemas que condicionam a vida quotidiana dos gondomarenses sobressai a ausência de uma rede de transportes públicos com qualidade, devidamente coordenada entre os vários operadores e dimensionada para as necessidades do concelho.
«Esta situação afecta, significativamente, a mobilidade das populações nas suas deslocações dentro do município e para os concelhos limítrofes», acusam os eleitos do PCP, frisando que «mais de metade da população activa (cerca de 50 mil residentes) sai diariamente do concelho para trabalhar ou estudar».
Entretanto, como resultado do forte crescimento urbanístico das últimas décadas, há hoje em Gondomar muitos aglomerados urbanos de dimensão relevante que não são servidos por transportes públicos, o que deixa os moradores sem outra alternativa que não seja a utilização do automóvel individual, com efeitos negativos para o meio ambiente e para os orçamentos familiares.
«A construção de uma linha do Metro do Porto, que fizesse a ligação Campanhã-Gomdomar-Campanhã em sistema circular, com passagem por Rio Tinto, Baguim do Monte, Fânzeres, S. Cosme (solução preconizada pela CDU desde há muitos anos), ajudaria a resolver este problema, dado que 75 por cento da população do concelho reside nestas freguesias urbanas», propõem os comunistas, lembrando que a solução acordada entre a Junta Metropolitana do Porto e o Governo, que a médio prazo prevê apenas a ligação entre o Estádio do Dragão e a Venda Nova (Rio Tinto), a ser concretizada, «não serve os interesses do município».
Em conferência, em que participaram Jaime Toga, Maria Olinda e Pimenta Dias, os eleitos do PCP acusaram ainda o presidente da Câmara, Valentim Loureiro, de, enquanto foi presidente da Junta Metropolitana do Porto e da empresa Metro do Porto, ter dado «prioridade ao prolongamento da rede noutros concelhos do Grande Porto em prejuízo da linha para Gondomar».
«A responsabilidade dos gondomarenses ainda não poderem usufruir deste importante meio de transporte deve ser partilhada entre o PSD e o PS que, como é sabido, partilham conivências e encobrimentos na Junta Metropolitana e na empresa Metro do Porto, estando sempre disponíveis para obedecer aos ditames do Governo», acusam.

Medidas urgentes

Reforço das carreiras nas zonas mais urbanas de Baguim do Monte, Fânzeres e Rio Tinto e colocação de mais abrigos nas paragens;
Aumento da frequência das ligações de autocarros para o Alto do Concelho;
Criação de uma carreira da STCP que assegure a ligação do Porto a Valongo, passando por Valbom, S. Cosme e S. Pedro da Cova.
Construção da linha do Metro para Gondomar, assegurando a ligação circular Campanhã-Gondomar-Campanhã, nos dois sentidos, passando por Valbom.


Mais artigos de: Nacional

Defender a democracia e a paz

Com o objectivo de debater o papel da União de Resistentes Antifascista Portugueses (URAP) na defesa da democracia e da paz, realizou-se, dia 20 de Setembro, em Sines, um Encontro Regional da URAP, que contou com a participação de 119 associados, em representação dos núcleos de nove concelhos dos distritos de Setúbal e...

«Acção eleitoralista» em Sintra

Os quatro vereadores do PS na Câmara de Sintra anunciaram, na passada semana, a decisão de entregar os seus pelouros ao presidente da autarquia, Fernando Seara.Esta decisão não surpreendeu os eleitos da CDU. «Na verdade, o PS tem votado favoravelmente, nos últimos três anos, as principais opções tomadas pela coligação...