Produção em queda na UE

A produção industrial na zona euro e na UE a 27 diminuiu 0,3 por cento em Julho face aos mês anterior. Segundo dados do Eurostat, divulgados dia 12, os bens intermédios e os bens de consumo não duráveis baixaram 0,3 por cento, enquanto que os bens de investimento recuaram 0,8 por cento na zona euro, e 0,4 por cento na UE a 27. Os bens de consumo duráveis baixaram 0,9 e 0,4 por cento, respectivamente.
Nesta comparação mensal, Portugal registou um aumento da produção de 2,1 por cento, seguido da Espanha (2%) e Dinamarca (1,7%). As maiores baixas verificaram-se na Letónia (-6,9%), Estónia (-5,2%) e Eslovénia (-4,6%).
Já no mês de Junho, o gabinete de estatísticas europeu tinha registado uma quebra de 0,2 por cento na actividade industrial nas duas zonas da União Europeia. Em termos anuais, a produção diminuiu 1,7 por cento na zona euro e 1,3 por cento na UE a 27 no referido mês.


Mais artigos de: Breves Europa

UE abre porta à Ucrânia

A União Europeia reconheceu, no dia 9, a Ucrânia como «país europeu que partilha com os países da UE a história e valores», oferecendo-lhe um acordo de associação mediante o qual promete estreitar as relações bilaterais.Embora não recebido nenhuma garantia sobre a futura integração do país na UE, o presidente da Ucrânia...

Sarkozy ameniza Edvige

Face ao crescente movimento de contestação à nova lei que permite criar um ficheiro de dados pessoais centralizado nas mãos do governo francês, o presidente Nicolas Sarkozy exigiu «sangue-frio e coerência» aos membros do seu governo para levarem por diante o polémico ficheiro policial.Disposto a fazer algumas concessões...