Búlgaros cortam estradas

As manifestações de protesto dos agricultores búlgaros, em luta desde há um mês, atingiram um ponto culminante na jornada de 21, quando produtores se concentraram em vários pontos do país, erguendo barreiras nas principais estradas, designadamente nos acessos à capital Sófia.
Esta vaga de contestação foi provocada pela decisão da Comissão Europeia de congelar, em 23 de Julho, várias centenas de milhões de euros de apoios, como punição ao país acusado de fracassar na luta contra a corrupção e criminalidade organizada.
Na sequência de uma grande manifestação realizada em 13 de Agosto, os agricultores obtiveram do governo garantias de que as verbas previstas seriam suportadas pelo orçamento de Estado. Os produtores de leite chegaram mesmo a receber os montantes relativos ao mês de Março.
Todavia, temendo que estes pagamentos fossem considerados pela Comissão como ajudas estatais ilegais, o executivo de Sofia suspendeu o programa, explicando precisava do consentimento de Bruxelas.


Mais artigos de: Europa

Portugal desigual

Portugal é segundo país europeu com maior diferença salarial entre sexos, com os homens a ganharem 25,4 por cento mais que as mulheres, contra uma média europeia de 15,9 por cento.

Figurantes para <i>I’Phone</i>

O operador Orange na Polónia contratou grupos de figurantes para formar falsas filas de interessados em adquirir o telefone I’Phone, que foi lançado, sexta-feira, 23, naquele país. A encenação foi reconhecida pela empresa (filial da francesa France Telecom), que alegou tratar-se de uma mera acção de marketing «para...

Grã-Bretanha estagnada

A economia do Reino Unido estagnou no segundo trimestre deste ano face ao período anterior, interrompendo 63 trimestres de crescimento contínuo, anunciou, dia 22, o instituto de estatística britânico.O Produto Interno Bruto (PIB) do Reino Unido ficou inalterado no segundo trimestre deste ano face ao trimestre anterior,...

<i> Muita parra mas nenhuma uva</i>

O mês de Setembro que aí vem marcará o reinício do debate sobre o chamado «Estado de Saúde» da Política Agrícola Comum (PAC). Nesta, como em anteriores reformas da PAC, reeditam-se estratégias e protagonismos do partido de turno (PS ou PSD) na defesa dos interesses da agro-indústria e dos latifundiários; fazem-se...