Presidente do PC do B no Porto

«A vida corre a nosso favor»

Renato Rabelo, presidente nacional do Partido Comunista do Brasil (PC do B), deslocou-se ao Porto no dia 17, enquadrado na visita que fez a Portugal a convite do PCP. Na parte da manhã deste dia, participou num encontro com uma delegação da Direcção da Organização Regional do Partido, encabeçada por Sérgio Teixeira, da Comissão Política. Seguiu-se uma visita à cidade e a vários locais de interesse.
Na parte da tarde, o Presidente Nacional do PC do B, participou num debate que se realizou na Cooperativa Árvore, com o tema «Brasil e América Latina – os desafios da luta pelo socialismo no Século XXI». Antes da sessão, o dirigente comunista brasileiro foi recebido pela direcção daquela instituição, que incluiu uma visita guiada às diferentes oficinas artísticas existentes, uma breve visita à exposição dos sócios, que reúne obras de nomes consagrados do meio artístico da cidade com outros mais desconhecidos, havendo ainda tempo para desfrutar da magnífica vista sobre o rio Douro que o espaço exterior da Cooperativa Árvore permite.
A sala estava cheia (com muita gente a ficar de pé) e assim permaneceu durante as quase três horas que durou a sessão. Após as saudações iniciais de José Pedro Rodrigues, do Comité Central, e Albano Nunes, da Comissão Política e do Secretariado, Renato Rabelo sublinhou o papel do governo do seu país nas transformações positivas que estão a ocorrer na América Latina. A eleição de Lula, em 2002, permitiu o reforço da soberania nacional e permitiu avanços democráticos e sociais, destacou.
Já no que respeita às divergências entre os comunistas e o governo, situadas no campo da política macro-económica, o presidente do PC do B sublinhou que o segundo mandato está a ser melhor do que o anterior.
Respondendo às muitas perguntas feitas pelos presentes, Renato Rabelo referiu-se à luta dos comunistas como sendo difícil e para a qual é imprescindível o permanente contacto com as massas, a par da participação institucional. Relativamente ao futuro dessa mesma luta, às experiências revolucionárias, nomeadamente as que ocorrem actualmente na América Latina e que enriquecem o conhecimento e a prática progressista, deixou uma mensagem de optimismo: «a vida corre a nosso favor.»


Mais artigos de: PCP

Travar o despejo em Grândola

A decisão da Câmara Municipal de Grândola de despejar o PCP do seu Centro de Trabalho é política e os comunistas querem travá-la. Neste momento, a ordem está suspensa até que o tribunal decida.

Defender a água pública

Com o tema «Em defesa da Água pública», a Direcção da Organização Regional do Porto do PCP promoveu recentemente um debate em Paranhos.

Enfermeiros fazem falta ao País

O PCP vai exigir que o Governo tome medidas para resolver a situação profissional dos enfermeiros. A garantia foi dada por Jerónimo de Sousa anteontem, à saída de uma reunião de uma hora e meia com uma delegação do Sindicato dos Enfermeiros Portugueses (SEP).Para Jerónimo de Sousa, vive-se actualmente uma «contradição...

Manifestação de confiança

A CDU é a única força política «reconhecida pela população, como garantia da melhoria do bem-estar e qualidade de vida no concelho». Esta é uma das ilações tiradas do encontro concelhio de quadros do PCP de Palmela sobre trabalho autárquico. Para os comunistas de Palmela, este reconhecimento deve-se à «forma como [a CDU]...

Um novo hospital para Lagos

A Comissão Concelhia de Lagos do PCP considera necessária a construção de um novo hospital no concelho. Em nota de imprensa de dia 10, os comunistas fizeram saber da interpelação parlamentar ao Ministério da Saúde feita pelo deputado José Soeiro, que dias antes visitara o actual hospital. Nessa interpelação, o PCP...

Apego ao poder em Gondomar

O presidente da Câmara Municipal de Gondomar, Valentim Loureiro, e o seu vice-presidente, foram condenados por crimes de abuso de poder e corrupção, no âmbito do processo «Apito Dourado». A condenação, em tribunal de primeira instância, ainda não transitou em julgado. Mas este facto não impediu a Comissão Concelhia local...

Exposição

A Comissão de Freguesia da Venteira do PCP organizou este fim de semana a Exposição de fotografia «Um Olhar sobre o Partido»", na Rua da República, no centro daquela freguesia do concelho da Amadora. A iniciativa contou com a participação de mais de uma dezena de fotógrafos e teve grande impacto junto da população.

Jerónimo na <i>TAP</i>

Amanhã, sexta-feira, pelas 11 horas, o secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, encontra-se, no Aeroporto de Lisboa, com as comissões de trabalhadores da TAP e da SPdH/Groundforce e com os sindicatos representativos do pessoal destas empresas (sobre lutas e vitórias na aviação, ver pág. 6).

<i>Tivoli</i> quer despedir

O Sindicato da Hotelaria do Sul acusa a cadeia Tivoli de colocar cerca de três dezenas de trabalhadores dos hotéis Tivoli Lisboa e Tivoli Jardim sob ameaça de despedimento, encapotado de «mútuo acordo», caso continuem a não aceitar a polivalência de funções e a alteração constante do local onde prestam serviço. Com o...