Nota do Gabinete de Imprensa

Sobre a operação de resgate de Ingrid Betancourt

«Em resposta a várias solicitações dos órgãos de comunicação social sobre a posição do PCP a propósito da operação de resgate de Ingrid Betancourt por parte do exército nacional na Colômbia, o PCP considera o seguinte:
«1. O resgate de Ingrid Betancourt após um período em que esteve prisioneira na selva colombiana, coloca em evidência a gravidade da situação em que se encontram centenas de prisioneiros em ambos os lados do conflito e a necessidade de encontrar uma solução humanitária entre as partes.
«2. Os complexos problemas em presença, exigem uma solução política e negociada de um conflito que se arrasta há mais de 40 anos sem solução, situação que é em si, inseparável da política de agravamento da exploração e de terrorismo de estado praticada pelo governo neo-fascista de Uribe, conforme tem vindo a ser denunciado pelas forças progressistas e democráticas da Colômbia.
«3. O Povo colombiano poderá continuar a contar com a solidariedade dos comunistas portugueses na sua luta contra a opressão e exploração, pela justiça social, pela democracia e soberania nacional.»


Mais artigos de: Internacional

Só criam pobreza

Enquanto os responsáveis do G8 e UE se preparavam para reunir no Japão, trabalhadores e outros sectores sociais mobilizaram-se para lutar por questões concretas e protestarem contra o facto de serem sempre os mesmos a pagar a crise capitalista.

Paraguai, país estratégico

Sem costa marítima, com saída para o mar apenas por via fluvial e dependendo da passagem por território argentino, o Paraguai é considerado um país estratégico pela sua localização sobre parte das ricas jazidas de água do Sistema Aquífero Guaraní e por estar perto da região da Bolívia rica em combustíveis fósseis.Como...