Jerónimo de Sousa no Brasil

A convite do Partido Comunista do Brasil (PCdoB), uma delegação do PCP composta pelo secretário-geral do Partido, Jerónimo de Sousa, e por Ângelo Alves, da Comissão Política e da Secção Internacional, encontra-se, desde segunda-feira, em visita àquele país sul-americano.
Do extenso programa da comitiva, dividido pelas cidades de São Paulo, Brasília e Rio de Janeiro, destacam-se os encontros com dirigentes de diversas forças políticas brasileiras, entre os quais o presidente, Renato Ribeiro, e outros membros do Secretariado e da Comissão Política do PCdoB, e o presidente nacional do Partido dos Trabalhadores, Ricardo Berzoni.
Nos vários encontros institucionais agendados, incluem-se reuniões com o Marco Aurélio Garcia, assessor da Presidência da República para Assuntos Internacionais, José Alencar e Tarso Genro, vice-presidente da República e ministro da Justiça, respectivamente, e ainda com os presidentes da Câmara Federal, Arlindo Chinaglia, e do Senado Federal, Garibaldi Alves Filho.
Jerónimo de Sousa fará uma palestra na sede do Sindicato dos Engenheiros em São Paulo, dedicada ao tema «Revolução e Contra-Revolução em Portugal, factores externos e a União Eiropeia. O PCP e a alternativa». Antes, igualmente na capital paulista, o secretário-geral do PCP encontra-se na Casa de Portugal com representante da comunidade portuguesa radicada no Brasil.
O périplo que está a ser acompanhado com grande interesse no Brasil tem ainda previsto um encontro entre Jerónimo de Sousa e o militante comunista e arquitecto Óscar Niemeyer.


Mais artigos de: Internacional

Roma pariu um rato

Terminou sem conclusões nem medidas concretas, no final da semana passada, em Roma, a Conferência da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação.

A notícia da greve sem notícia

Desde 1978 que não se verificava uma greve de jornalistas no Reino Unido mas, 30 anos depois aconteceu sob os auspícios do governo trabalhista liderado por Gordon Brown, o «herdeiro» de Tony Blair.Os jornalistas da imprensa local de York paralisaram durante 5 dias, de 22 a 26 de Maio.Os jornalistas de York celebraram um...