Convento de Ancede

Património a preservar

A Câmara Municipal de Baião alienou a um preço simbólico o Convento de Ancede para a construção de uma unidade hoteleira, segundo notícia publicada, no dia 31 de Julho, pelo jornal Margem Douro.
O facto motivou o repúdio da Comissão Concelhia de Baião do PCP que, depois de se ter congratulado com a recuperação pela autarquia daquele importante imóvel, estranha que a presidente da Câmara tenha agora cedido «aos apetites mais ou menos mercantilistas, tão em voga actualmente». Tanto mais que, para a recuperação do Convento, chegou - e bem - a solicitar a realização de estudos arquitectónicos, arqueológicos e históricos!
A Concelhia do PCP lembra que o Convento de Ancede remonta ao século XII e é de uma enorme importância histórica e artística, facto que lhe conferiu, aliás, o estatuto de património cultural do concelho. Dado o seu valor, deveria, pois, servir de «pólo de atracção e irradiação de cultura», o que, na opinião dos comunistas as gerações vindouras certamente agradeceriam.
Reiterando o seu «frontal» repúdio pela «alienação» deste património concelhio, a Concelhia do PCP apela à autarquia para que mantenha a sensibilidade inicialmente demonstrada, respeitando o passado e assegurando o futuro.


Mais artigos de: PCP

«Uma verdadeira tragédia»

O secretário-geral do PCP percorreu no domingo os concelhos do Barlavento algarvio mais fustigados pelas chamas. Solidarizando-se com as populações atingidas, Carlos Carvalhas recordou as proposta do Grupo Parlamentar do PCP na Assembleia da República visando a prevenção e o combate aos fogos.

Ir ao fundo e voltar

Depois da SAPEC encerrar a mina que constituía o único sustento do Lousal, é a vez da Câmara de Grândola pôr em causa o futuro da aldeia mineira, ao não cumprir antigas promessas de requalificação urbana e entrega das casas aos habitantes.

Administração Pública em perigo

Na passada terça-feira, a Comissão Política do PCP criticou a reforma da Administração Pública do Governo e apresentou propostas alternativas.

Todos não somos demais

As organizações do PCP preparam-se para acelerar o ritmo da campanha nacional de contacto com todos os membros do Partido, que o período de férias obrigou a abrandar.

Não à GNR no Iraque

Na passada terça-feira, a Organização de Lisboa do PCP realizou uma concentração-protesto frente ao Ministério da Administração interna, no Terreiro do Paço, para protestar contra o apoio dado pelo Governo à ocupação norte-americana do Iraque.O PCP exige que o Governo anule a decisão de enviar um contingente da GNR para...

Protesto em Caminha

As populações das freguesias de Argela, Lanhelas e Vilar de Mouros participam no próximo sábado, dia 30, em Caminha, numa acção de protesto contra o traçado do IC1, decidido pelo Governo e pela empresa Euroscutt..Em comunicado, a Direcção Regional de Viana do Castelo do PCP manifesta o seu apoio a esta iniciativa,...

Arbitrariedade na Alcoa

A administração da Alcoa (ex-Indelma), sediada no Seixal, decidiu, após um plenário de trabalhadores para discutir a situação da empresa, instaurar um processo disciplinar a um trabalhador, delegado sindical e dirigente do Sindicato das Indústrias Elétricas do Sul e Ilhas (SIESI).A Comissão Política da Juventude...