Leitura de classe

O emblema

Orlando da Costa. 74 anos, escritor, militante do PCP. Lê o Avante! em casa.
Fomos encontrar Orlando da Costa na Associação Portuguesa de Escritores, na Rua de São Domingos, em Lisboa. É um lugar que muito lhe agrada, o seu esconderijo pessoal, onde há já largos anos desfruta momentos mágicos e singulares de leitura. No entanto, é em sua casa que, confessa, gosta de ler o Avante!, o órgão central do Partido Comunista Português.
Militante desde 1954, Orlando da Costa recorda com grande ternura os tempos em que distribuía, clandestinamente, o Avante!. «Um camarada entregava-me regularmente um pacote de jornais para distribuir lá na universidade. Anos mais tarde fazia entregas a pessoas minhas conhecidas».
Para o escritor, o Avante! é um emblema que acompanha a evolução de situações socio-políticas, por um lado, assim como os aspectos da técnica da comunicação jornalística, por outro. «O órgão central do PCP é um emblema activo e vivo, como jornal partidário que é, de um Partido que é perfeitamente definido e que tem os seus objectivos. O órgão central do PCP tem que ter postura, e o Avante! tem-na », sustenta.
Fazendo uma comparação entre o que foi e o que é hoje o Avante! , Orlando da Costa não poupa elogios ao órgão central do PCP e consequentemente à equipa que o elabora e o dirige. «O salto qualificativo que o Avante! deu não foi pequeno. A passagem do antigo para o novo jornal é de louvar, porque garantiu e garante a sua subsistência, no meio de tantos outros jornais, preservando o valor emblemático do Partido Comunista Português», afirma, saudando ainda o aspecto gráfico e o conteúdo, que tem atingido, ao longo dos anos, o seu objectivo: «atrair e comunicar, ligando as pessoas a este tipo de informação».

Informação amadurecida

Tendo sido já colaborador do Avante! , nomeadamente num número sobre Timor e outro sobre José Gomes Ferreira, Orlando da Costa não tem uma área preferida no jornal, mas há temas que lhe interessam mais. «Gosto muito de ler as apreciações de ordem internacional, nomeadamente os artigos assinados», diz, sublinhando que todas as outras secções são de uma importância vital para a percepção do que está realmente a acontecer no País e no mundo. «A informação do Avante! é balançada, suficientemente amadurecida, até porque é um semanário, e acrescenta sempre qualquer coisa aos outros órgãos de comunicação», como aconteceu no caso do noticiário sobre a guerra do Iraque.
Como escritor e homem da comunicação que é, Orlando da Costa declara no entanto não poder passar sem a leitura diária de outros jornais. «Quando leio um artigo reaccionário ou para-reaccionário, no Expresso ou no Público, ou seja onde for, sei lê-lo nas entrelinhas, aprendi a fazê-lo no tempo do fascismo. Saber a opinião de um indivíduo de direita, sobre um qualquer assunto, nacional ou internacional, dá-me um maior vigor crítico», conclui o escritor.


Mais artigos de: Em Foco

O país inteiro na Atalaia

Todas as regiões de Portugal trazem à Festa do Avante! o que de melhor tem a cultura das suas terras. É um grande trabalho de todas as Organizações Regionais do PCP, reflexo da íntima relação do povo português com o Partido que melhor o defende.

Uma verdadeira volta a Portugal

Passear pela Festa é dar uma pequena «volta a Portugal». As organizações do Partido fazem-se representar com toda a diversidade cultural das suas regiões, acompanhadas por exposições que abordam as lutas dos trabalhadores e a acção solidária e fraterna do PCP, numa viagem ao Portugal de quem trabalha.

Espaço Criança

Muita alegria e brincadeiras é o que reserva para os mais novos o espaço da mais privilegiada geração da Festa: as crianças.

Animação de rua

A animação de rua tem este ano nova e redobrada importância com a tradição dos grupos de bombos, quer os de origem tradicional e popular, de que o Grupo de Bombos de Anha é bem representativo, quer os novos projectos de reinvenção da tradição popular dos grupos de bombos, de que os Tocá Rufar e os Tocándar são excelente exemplo.

Espaço Mulher

Depois de, em anos anteriores, se ter apostado em grandes exposições subordinadas à defesa dos direitos laborais das mulheres, «Direitos sexuais e reprodutivos - Direitos sociais do nosso tempo» é o tema central, nesta edição da Festa, do Espaço Mulher, este ano situado mesmo em frente do Pavilhão Central.

O amigo

Maria Vilar. 60 anos, Reformada dos CTT. Militante do PCP e dirigente do MDM. Lê o Avante! nos transportes, nos cafés, nas ruas e em casa

A ajuda

Alina Sousa. 48 anos, dirigente sindical, militante do PCP. Lê o Avante! em casa. Recorta alguns artigos, que lê sempre que pode.

Leitura de classe

Á semelhança do que fizemos na passada semana, damos neste número a palavra a leitores do Avante!, cujos depoimentos figurarão na exposição montada pelo nosso jornal no expaço da imprensa partidária no Pavilhão Central da Festa do Avante! Maria Vilar, reformada dos CTT, Orlando da Costa, escritor e a sindicalista Maria Alina, todos militantes do nosso Partido, manifestam a sua opinião sobre os motivos que os levam a ler e a divulgar o jornal do PCP.