Utentes preocupados com o ruído
De acordo com um estudo recentemente realizado pela Federação Europeia para os Transportes e o Ambiente, 50 mil cidadãos da União Europeia morrem prematuramente, todos os anos, derivado ao ruído provocado pelo tráfego rodoviário e ferroviário, assim como há 200 mil cidadãos a sofrer de doenças cardiovasculares provocadas por excesso de ruído.
Baseada neste estudo, a Comissão de Utentes da Linha de Sintra (CULS), no momento em que as obras para a finalização da modernização da Linha de Sintra entre as estações de Monte Abraão e Agualva-Cacém vão começar, interroga-se se estão a ser tidos em conta tais aspectos quer no assentamento das linhas quer na aplicação de outros meios anti-ruído existentes.
«Considerando que os comboios na Linha de Sintra passam ruidosamente durante 20 horas diárias, excedendo certamente os 55 decibéis definidos pela Organização Mundial de Saúde como limite máximo, valor a partir do qual passa a ser nocivo para o ser humano em termos de Saúde Pública, sobretudo no campo das doenças cardiovasculares, surdez e do foro neurológico, a CULS pensa que deveria ser generalizada a aplicação de dispositivos anti-ruído em todo o comprimento da Linha de Sintra, considerando inaceitável que a legislação portuguesa e as directivas comunitárias não estejam a ser respeitadas pela REFER», acusam.
Baseada neste estudo, a Comissão de Utentes da Linha de Sintra (CULS), no momento em que as obras para a finalização da modernização da Linha de Sintra entre as estações de Monte Abraão e Agualva-Cacém vão começar, interroga-se se estão a ser tidos em conta tais aspectos quer no assentamento das linhas quer na aplicação de outros meios anti-ruído existentes.
«Considerando que os comboios na Linha de Sintra passam ruidosamente durante 20 horas diárias, excedendo certamente os 55 decibéis definidos pela Organização Mundial de Saúde como limite máximo, valor a partir do qual passa a ser nocivo para o ser humano em termos de Saúde Pública, sobretudo no campo das doenças cardiovasculares, surdez e do foro neurológico, a CULS pensa que deveria ser generalizada a aplicação de dispositivos anti-ruído em todo o comprimento da Linha de Sintra, considerando inaceitável que a legislação portuguesa e as directivas comunitárias não estejam a ser respeitadas pela REFER», acusam.