O Avante! recorda

Alda Nogueira deixou-nos há 10 anos

Fez ontem, dia 5 de Março, dez anos que morreu a destacada militante comunista Maria Alda Nogueira. No Avante! de 12 de Março, noticiava-se que «numerosos camaradas e muitos amigos prestaram homenagem» à comunista falecida, «na sóbria cerimónia de despedida» que constituiu o seu funeral.
No telegrama enviado à família pelo Secretariado do Comité Central, assinado por Octávio Pato, manifestava-se a «profunda tristeza» pelo falecimento dessa «mulher notável, grande lutadora comunista, que consagrou muito da sua vida à causa da Emancipação da Mulher, à luta da classe operária e dos trabalhadores, aos ideais da Liberdade, da Democracia e do Socialismo».
Maria Alda Nogueira era natural de Lisboa e licenciada em Ciências Físico-Químicas. Membro do PCP desde 1942, passou à clandestinidade em 1949, tendo sido presa em 1959. A sua libertação ocorreu depois de 9 anos nas cadeias fascistas.
Membro do Comité Central do PCP entre 1957 e 1988, Alda Nogueira foi deputada à Assembleia Constituinte e à Assembleia da República. Após o 25 de Abril, integrou a Direcção da Organização Regional de Lisboa do PCP e a Comissão junto do Comité Central para os Problemas e Lutas das Mulheres.
Foi condecorada, em 1988, com a Ordem da Liberdade. No ano anterior recebera já a Distinção de Honra do Movimento Democrático de Mulheres.


Mais artigos de: PCP

Venda especial

O próximo número do Avante!, que integra um suplemento sobre o Tratado Europeu e o tratamento de iniciativas sobre o 87.º aniversário do PCP, será objecto de venda especial. As organizações devem providenciar as suas encomendas até amanhã.

Basta de injustiças

Num comício realizado em Coimbra no dia 28 de Fevereiro, Jerónimo de Sousa acusou José Sócrates de manipular os dados sobre a situação do País.

A partir de 6 de Março, em <a href=http://www.pcp.pt> pcp.pt</a>

A partir do aniversário do Partido, estará disponível no sítio do PCP na Internet a colecção do Avante! clandestino. Esta compreende 558 números e 101 suplementos, publicados entre 1931 e 1974. A partir de agora, qualquer pesquisador da Internet passa a ter a possibilidade de aceder à valiosa e única informação contida...

O <i>Militante</i> já saiu

Está já a ser distribuído o número de Março/Abril de O Militante. Entre os artigos que compõem esta edição destacam-se os dossiers «Economia» e «Internacional». «O capitalismo e a sofreguidão do lucro», trabalho colectivo da CAE do PCP, e «Uma crise de alcance planetário», da autoria de Carlos Carvalhas, abordam de forma...

Seixal assinala 160 anos do <i>Manifesto </i>

Cerca de 200 pessoas participaram, dia 29, numa sessão comemorativa dos 160 anos do lançamento do Manifesto do Partido Comunista, de Karl Marx e Friedrich Engels. O debate realizou-se nas instalações do Clube Recreativo da Cruz de Pau, no Seixal, e contou com a presença de José Barata-Moura. O orador convidado lembrou...