Fundão

Analisar com urgência

A União de Sindicatos de Castelo Branco (USCB) reuniu, na passada semana, em abaixo-assinado, mais de mil assinaturas para exigir que a Assembleia Municipal do Fundão discuta as alterações no serviço de urgências local.
«O número de assinaturas ultrapassa as nossas expectativas se tivermos em conta que foram recolhidas em apenas 20 dias», referiu, na altura, a Comissão Executiva do USCB, lembrando, por parte da população, o «descontentamento e vontade de ver discutida uma questão tão importante como é o direito à saúde».
As urgências do Hospital do Fundão foram substituídas desde dia 2 de Janeiro por uma consulta aberta entre as 8h00 as 0h00, encerrando durante a noite, ao mesmo tempo que foi instalada uma nova viatura do INEM na cidade, no dia 22 de Dezembro.
Para Luís Garra, coordenador da USCB, «o poder político local tem que analisar com urgência qual o impacto do encerramento das urgências e para isso é preciso ouvir a população, os profissionais de saúde e seus responsáveis».
O sindicalista teme que «pouco a pouco se esvazie o Hospital do Fundão, caminhando para o seu encerramento ou privatização».


Mais artigos de: Breves Nacional

Falta de médicos

A Comissão de Utentes do Centro de Saúde do Concelho de Ferreira do Alentejo foi recebida, na passada semana, pelos grupos parlamentares do PCP, BE, PEV e CDS-PP.No decurso das conversações, os utentes informaram os deputados que quatro dos seis médicos do centro de saúde local estão ausentes por baixa médica, «porque a...

Encerramento do SAP

A Comissão de Utentes do Hospital Agostinho Ribeiro, em Felgueiras, já reuniu milhares de assinaturas em protesto pelo anunciado encerramento do Serviço de Atendimento Permanente (SAP).Os responsáveis da Administração Regional de Saúde do Norte (ARS-N) têm repetidamente afirmado que o SAP que funciona no Hospital da...

CDU exige urgências

Ao contrário do que o Governo PS defende e executa, numa perspectiva de privatização da saúde, a CDU exige a reabertura definitiva do serviço de urgências do Hospital de Ovar. «Ovar precisa de um serviço de urgências a funcionar 24 horas», afirma a CDU, lembrando que o Hospital da Feira «não tem capacidade para responder...