A propósito da nova presidência da RTP

Defender independência do serviço público

Pronunciando-se sobre o nome de Guilherme Costa escolhido pelo Governo para a presidência da RTP, O Grupo Parlamentar do PCP não escondeu a sua «apreensão» por tal nomeação, invocando a sua ligação a grupos económicos que intervêm directamente na área da comunicação social.
«Sem querer fazer qualquer juízo de valor acerca das pessoas em concreto, há um facto que nos suscita alguma apreensão que é o de a personalidade indigitada ter um currículo ligado a grupos económicos que intervêm directamente na área da comunicação social», referiu o deputado comunista António Filipe em declarações aos jornalistas no final da passada semana.
«Essa ligação a grupos económicos suscita alguma apreensão quanto à independência do serviço público relativamente a interesses económicos que se movem neste sector», sublinhou, fazendo notar que Guilherme Costa vai ficar à frente de uma empresa «decisiva relativamente à garantia de serviço público de rádio e de televisão».
Escolhido pelo Governo para suceder a Almerindo Marques na presidência do conselho de administração da RTP até 2011, Guilherme Costa é actualmente administrador não executivo do grupo Impresa e membro de órgãos de fiscalização de empresas do grupo Sonae.
Gestor profissional e docente universitário, foi presidente do ICEP, da Gescartão e da Portucel-Viana, e membro dos conselhos de administração da Sonae-Indústria, da Portucel e da Soporcel, entre outras empresas.


Mais artigos de: Assembleia da República

O adiar de um futuro melhor

A Assembleia da República aprovou em votação final global, faz amanhã oito dias, com os votos favoráveis do PS e a rejeição de toda a oposição, o Orçamento de Estado para 2008.

PCP chama diploma ao Parlamento

O PCP quer ver discutido no Parlamento o diploma que define o estatuto dos dirigentes associativos das associações profissionais de militares das Forças Armadas. Esta é em sua opinião uma lei «redutora do estatuto», além de «restritiva de direitos, liberdades e garantias», e, por isso, a bancada comunista requereu a sua...